A 26ª Gala do Desporto, organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP), decorreu esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, contando com a presença de diversos atletas, treinadores e federações, no Casino Estoril. Este evento ficou marcado pela entrega de diversos prémios, nomeadamente com os de ‘Desportista do Ano’, cujos finalistas, das respetivas categorias, foram anunciados no passado dia 16 de janeiro, pela CDP, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
A Gala deu início com os prémios ‘Personalidade do Ano’, após uma atuação inicial por parte de diversos atletas do Lisboa Ginásio Clube, onde foram entregues prémios a personalidades indicadas por cada federação desportiva existente. Para finalizar a primeira parte desta Gala do Desporto, foram homenageados todos os atletas portugueses que, no decorrer do ano de 2022, foram campeões da Europa e/ou do Mundo, bem como entregue o Prémio PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto) a Luís Miguel Marta – professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Carlos Amarante – Braga e diretor técnico de desporto adaptado no Sporting Clube de Braga.
Após o jantar, seguiu-se a segunda parte do evento, em que foram realizados alguns discursos oficiais, por parte do presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, e João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. De seguida, foram então entregues os prémios de ‘Desportista do Ano’.
Na categoria de desporto adaptado, venceu a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, campeã da Europa e do Mundo; na categoria de treinador, o selecionador nacional de futsal Jorge Braz levou a melhor, após ter conquistado a Finalíssima e o Campeonato da Europa; no que a equipas diz respeito, a Equipa Sénior de Trampolim Masculino, campeã do Mundo, recebeu o prémio.
Na categoria de atleta masculino e feminino, os vencedores foram, respetivamente, Fernando Pimenta – campeão do Mundo em K1 5000 metros e K1 Maratona – e Auriol Dongmo – campeã do Mundo em lançamento do peso de pista coberta.
A 26ª Gala do Desporto encerrou com a entrega de mais um prémio. Desta vez o ‘Prémio Alto Prestígio CDP’, entregue a Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Nacional de Futebol e um dos melhores jogadores de sempre da modalidade, e à Federação Portuguesa de Esgrima, pelo seu centésimo aniversário.