25 de Fevereiro 2024 16:14
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Violência no Desporto: um dos temas mais abordados no último dia de Ética Summit

Foto: SM

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e a violência’, a mesa redonda ‘A cobertura jornalística da violência no desporto: atualidade e/ou construção da realidade?’ e, por fim, dois workshops, o ‘Políticas e práticas de prevenção e combate à violência no desporto’ e o ‘Racismo e xenofobia no desporto: antigas violências, novas sensibilidades?’.

A primeira conferência foi constituída por Fábio Figueiras, presidente da Comissão Executiva do ES2023; Daniel Seabra, docente da Universidade Fernando Pessoa; e Maurício Noriega, jornalista desportivo. Estes estiveram também presentes na mesa redonda que se seguiu, que ficou completa com as presenças de Marcos Fonseca, jornalista desportivo da Rádio de Cabo Verde e de Cristiana Alves, jornalista da SIC Notícias.

Daniel Seabra inicia esta conferência ao criticar os discursos de condenação à violência, afirmando que estes reduzem aquela que é a realidade. Isto leva àquilo que chama de “pânico moral” e a efeitos perversos.

“Eu olho para a violência no desporto o vento. Ele existe. Há quem tente parar com as mãos e há quem pegue na vela e tente navegar com o vento (…) A violência no desporto, tal como na sociedade, como algo que está integrado na realidade humana (…) é um dos grandes referenciais do comportamento humano”, disse.

O docente da Universidade Fernando Pessoa conclui ainda que muitas vezes existe esta violência no desporto devido à sociedade, que, de forma inevitável, detém violência, pois alguns sujeitos, dentro ou não do desporto, nascem e são criados em ambientes em que são obrigados a aprender a ser violentos.

Maurício Noriega seguiu-se a Daniel Seabra e aborda um tema mais ligado àquela que é a cobertura jornalística. O jornalista brasileiro começou por apresentar dados bastante surpreendentes, detalhando o número de mortes de adeptos no Brasil – 384 desde 1988, sendo que 171 se dirigem a indivíduos entre os 20 e os 29 anos.

O mesmo defende que, muitas vezes, a linguagem partilhada em vários canais de comunicação – notícias escritas, podcasts, entre outros – podem gerar essa mesma violência, partilhando diversos exemplos do mesmo.

Após esta conferência, conforme está em cima descrito, irá decorrer a mesa redonda ‘A cobertura jornalística da violência no desporto: atualidade e/ou construção da realidade?’ e, por fim, dois workshops, o ‘Políticas e práticas de prevenção e combate à violência no desporto’ e o ‘Racismo e xenofobia no desporto: antigas violências, novas sensibilidades?’.

De relembrar que pode acompanhar o Ética Summit 2023 na SportMagazine.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit encerrou mais um ano com a habitual sessão de encerramento. A mesma contou com a presença de diversos oradores, nomeadamente Pedro...

Atualidade

Fábio Figueiras, presidente da Comissão Executiva do evento, mais uma vez na apresentação do Ética Summit, deu o mote para as últimas sessões. Estas...

Atualidade

O Ética Summit deu início ao seu último dia, este domingo, com a quinta conferência do evento, cujo tema é ‘Governação’. Jorge Carvalho, Membro...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.