14 de Abril 2024 16:45
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Ética Summit 2023 deu início com mais de 1000 participantes online

Foto: SportMagazine

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século XXI – UM / O Ativo Global da Humanidade’, Fábio Figueiras, presidente da CE do ES2023 – e apresentador; Alexandre Mestre, advogado e docente universitário; Joana Maranhão, presidente do Conselho de Ética do COB; Filomena Fortes, presidente da ACOLOP e do Comité Olímpico de Cabo Verde e moderadora desta primeira mesa redonda; e Rui Garcia, docente universitário.

“A ética desportiva é fundamental quando de invoca o direito ao desporto (…) às vezes ignoramos o óbvio. Quanto menos prática desportiva houver, menos ética desportiva se propaga”, afirmou Alexandre Mestre.

O advogado defende ainda que quantas mais pessoas praticarem desporto, mais teremos “pessoas leais, justas, corretas, que cooperam mais, que respeitam mais as regras e, acima de tudo, que aprendem a ter mais respeito pelo próximo, logo, menos violentas e menos corruptas”. O mesmo defende ainda que “a prática de deporto é um direito humano”.

Rui Garcia destaca que, se calhar, o desporto não é o “parente pobre” em Portugal quanto se diz, sendo valorizado a nível do ensino.

“O desporto também se tornou visível pela importância social que tem. O desporto é o maios fenómeno cultural do nosso tempo. Não é uma industria, é uma prática organizada, de competição, de brincadeira, de jogo. Se o desporto é só indústria, então talvez me retire do pensamento desportivo”, disse.

Neste painel, foi ainda debatido a questão da Rússia, tendo sido proibida a participação dos atletas russos nas competições. “Definitivamente, invasões territoriais vão contra os direitos humanos (…)”, disse Joana Maranhão. “Talvez esses atletas foram ouvidos na tomada de decisão [da invasão]”, reforçou.

O professor Rui Garcia enfatizou os argumentos ‘contra’ a participação dos argumentos russos, perguntando: “Não é menos gravoso impedir a participação de algumas dezenas ou centenas de atletas russos, que a morte de várias pessoas, muitas atletas, da Ucrânia?”.

Por fim, deu-se a sessão de abertura deste Ética Summit 2023, dando o pontapé de saída para os workshops, conferências e mesas redondas que se avizinham durante o fim de semana, num evento que nesta sessão inicial contou com mais de 1000 participantes online.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit encerrou mais um ano com a habitual sessão de encerramento. A mesma contou com a presença de diversos oradores, nomeadamente Pedro...

Atualidade

Fábio Figueiras, presidente da Comissão Executiva do evento, mais uma vez na apresentação do Ética Summit, deu o mote para as últimas sessões. Estas...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.