23 de Maio 2024 13:39
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Confederação do Desporto de Portugal anuncia os finalistas das categorias do Prémio “Desportista do Ano”

Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP. Foto: SM

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), anunciou esta segunda-feira, os finalistas do prémio “Desportista do Ano”. O evento decorreu no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, por volta das 16h00. Este contou com as presenças de diversos treinadores e atletas do desporto português, muitos deles nomeados para este prémio a ser entregue no dia 1 de fevereiro na 26ª Gala do Desporto, no Casino do Estoril.

Este ano contou com seis categorias e não as habituais cinco – treinador, jovem promessa, equipa, atleta masculino e atleta feminino -, contando com a integração do desporto adaptado. Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP esteve presente neste evento e, em conversa com a SportMagazine, explica a criação desta nova categoria.

“Temos uma nova categoria que é o desporto adaptado, que nós achámos que, enfim, muitas federações começaram a apostar no desporto adaptado, o que é muito importante para essa área desportiva. São um conjunto de bons atletas e penso que vai ser renhido (…) Repare, na área feminina há duas atletas do desporto adaptado ainda. Portanto, nós não vamos limitar os atletas a esta categoria, está tudo em aberto, podem ir para o masculino, para o feminino. Nós vimos ali cinco nomes do desporto adaptado em que eles certamente não teriam lugar ou até nas propostas de algumas federações. Portanto, assim, há a promoção do desporto adaptado”, afirmou.

Os finalistas desta nova categoria são a Seleção Nacional de Cadeira de Rodas de Andebol, Miguel Monteiro – atletismo -, Norberto Mourão – canoagem -, Hugo Passos – lutas amadoras – e Camilo Abdula – surf.

Na categoria de treinador, Jorge Pichardo Fundora – atletismo -, Hélio Lucas – canoagem -, Gabriel Mendes – ciclismo -, Abel Ferreira – futebol -, e Jorge Braz – futsal. Francisco Costa – andebol -, Beatriz Fernandes – canoagem – Nuno Mendes – futebol -, Fábia Conceição – judo – e Diogo Ribeiro – natação – foram os jovens nomeados para a categoria de jovem promessa.

No lado das equipas temos a Seleção Nacional de andebol de sub-20, a Seleção Nacional de futsal feminino no desporto universitário, os juniores do SL Benfica – futebol -, a Seleção Nacional Masculina de futsal e, por fim, a equipa sénior de trampolim masculino. Auriol Dongmo – atletismo -, Teresa Portela – canoagem -, Maria Martins – ciclismo -, Joana Santos – judo -, e Marta Paço – surf -, foram as atletas finalistas da categoria de atleta feminino.

Por último, a categoria de atleta masculino conta com as presenças de Pedro Pichardo – atletismo -, Neemias Queta – basquetebol -, Fernando Pimenta – canoagem -, Zicky Té – futsal – e de Gustavo Ribeiro – skate.

Carlos Paula Cardoso acrescentou ainda que a 26ª Gala do Desporto vai muito de encontro àquilo que é o habitual, denominando este evento como os “Óscares do desporto em Portugal”. O presidente da Confederação do Desporto de Portugal realça ainda que “é fundamental que se mostre e premeie quem consegue resultados de nível, não só no desporto como noutra área”.

Foto: SM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Sociedade Desportiva

O nadador Diogo Ribeiro e a ciclista Maria Martins foram eleitos os melhores atletas do ano, nas respectivas categorias, na 27.ª gala da Confederação...

Sociedade Desportiva

O canoísta Fernando Pimenta e a lançadora do peso Auriol Dongmo, vencedores dos prémios Desportistas do Ano em 2022, voltam a integrar os finalistas...

Atualidade

Daniel Monteiro, eleito em Novembro último novo presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) – a tomada de posse ocorreu apenas a 27...

Atualidade

Daniel Monteiro foi, esta terça-feira, empossado como presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), após ter vencido as eleições para o organismo realizadas...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.