A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), anunciou esta segunda-feira, os finalistas do prémio “Desportista do Ano”. O evento decorreu no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, por volta das 16h00. Este contou com as presenças de diversos treinadores e atletas do desporto português, muitos deles nomeados para este prémio a ser entregue no dia 1 de fevereiro na 26ª Gala do Desporto, no Casino do Estoril.
Este ano contou com seis categorias e não as habituais cinco – treinador, jovem promessa, equipa, atleta masculino e atleta feminino -, contando com a integração do desporto adaptado. Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP esteve presente neste evento e, em conversa com a SportMagazine, explica a criação desta nova categoria.
“Temos uma nova categoria que é o desporto adaptado, que nós achámos que, enfim, muitas federações começaram a apostar no desporto adaptado, o que é muito importante para essa área desportiva. São um conjunto de bons atletas e penso que vai ser renhido (…) Repare, na área feminina há duas atletas do desporto adaptado ainda. Portanto, nós não vamos limitar os atletas a esta categoria, está tudo em aberto, podem ir para o masculino, para o feminino. Nós vimos ali cinco nomes do desporto adaptado em que eles certamente não teriam lugar ou até nas propostas de algumas federações. Portanto, assim, há a promoção do desporto adaptado”, afirmou.
Os finalistas desta nova categoria são a Seleção Nacional de Cadeira de Rodas de Andebol, Miguel Monteiro – atletismo -, Norberto Mourão – canoagem -, Hugo Passos – lutas amadoras – e Camilo Abdula – surf.
Na categoria de treinador, Jorge Pichardo Fundora – atletismo -, Hélio Lucas – canoagem -, Gabriel Mendes – ciclismo -, Abel Ferreira – futebol -, e Jorge Braz – futsal. Francisco Costa – andebol -, Beatriz Fernandes – canoagem – Nuno Mendes – futebol -, Fábia Conceição – judo – e Diogo Ribeiro – natação – foram os jovens nomeados para a categoria de jovem promessa.
No lado das equipas temos a Seleção Nacional de andebol de sub-20, a Seleção Nacional de futsal feminino no desporto universitário, os juniores do SL Benfica – futebol -, a Seleção Nacional Masculina de futsal e, por fim, a equipa sénior de trampolim masculino. Auriol Dongmo – atletismo -, Teresa Portela – canoagem -, Maria Martins – ciclismo -, Joana Santos – judo -, e Marta Paço – surf -, foram as atletas finalistas da categoria de atleta feminino.
Por último, a categoria de atleta masculino conta com as presenças de Pedro Pichardo – atletismo -, Neemias Queta – basquetebol -, Fernando Pimenta – canoagem -, Zicky Té – futsal – e de Gustavo Ribeiro – skate.
Carlos Paula Cardoso acrescentou ainda que a 26ª Gala do Desporto vai muito de encontro àquilo que é o habitual, denominando este evento como os “Óscares do desporto em Portugal”. O presidente da Confederação do Desporto de Portugal realça ainda que “é fundamental que se mostre e premeie quem consegue resultados de nível, não só no desporto como noutra área”.