A portuguesa Auriol Dongmo foi esta sexta-feira campeã do mundo de lançamento do peso, nos Mundiais em pista coberta, em Belgrado. A atleta de 31 anos alcançou um novo recorde nacional absoluto de 20,43 metros – 53 centímetros superior ao anterior. Foi a melhor marca mundial do ano.
“Finalmente, consegui chegar ao meu melhor resultado na hora certa e no lugar certo. Esta noite eu senti-me calma e estava realmente confiante. Não tenho palavras para descrever esse sentimento de me tornar campeã do mundo, de voltar ao topo do mundo novamente. Esta vitória vai motivar-me ainda mais a continuar com o peso ao mais alto nível”, afirmou Auriol Dongmo, em declarações aos canais oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.
Auriol Dongmo este no lugar mais alto do pódio acompanhada pela norte-americana Chase Ealy (20,21m) e pela a neerlandesa Jessica Schilder (19,46m). A portuguesa Jéssica Inchude terminou a prova na 12.ª posição, com a marca de 17,58 metros.
“Passar os 20 metros pela primeira vez na minha carreira é uma sensação incrível. Sabia que estava pronta para melhoria do meu recorde, pois estava fortemente preparada nesta temporada de inverno. Mas ainda não tinha a certeza de quando seria capaz de realizar esse meu potencial”, destacou Auriol, antes de se enrolar na bandeira portuguesa.