5 de Fevereiro 2023 04:37
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ténis de Mesa

Júlia Leal e a evolução no ténis de mesa: “Foi uma das melhores épocas que já tive…”

Júlia Leal, mesatenista portuguesa. Foto: FPTM

A nova geração do ténis de mesa nacional está a apresentar uma série de novos talentos que tendem a manter a tradição da Seleção que hoje está no top-10 mundial, em femininos e masculinos. Um dos destaques entre os jovens mesatenistas está na figura de Júlia Leal. A atleta açoriana do GDCS Juncal foi, por exemplo, a única representante feminina a subir ao pódio na semana passada, no WTT Star Youth Contender Vila Nova de Gaia.

Júlia Leal, 13 anos, conquistou a medalha de prata na categoria sub-15 em pares mistos, ao lado o israelenses Natanael Abramov. Na final foi superada apenas por outro português, Tiago Abiodun, atual bicampeão nacional em sub-15 e uma das joias da atual geração nacional, com a espanhola Maria Berzosa Casas.

“Foi uma bastante difícil, mas correu tudo bem. De facto, acho que foi dos resultados mais importantes que tive nesta época. Fiquei muito feliz”, afirmou Julia Leal, em declaração à SportMagazine.

A demostrar uma técnica refinada, aliada à concentração digna de sénior, Júlia Leal tem acumulado boas prestações. Em 2022, foi em junho vice-campeã da Europa em sub-13 (Europe U13 Challenge, prova disputada em Podgorica, Montenegro) e bronze por equipas no Campeonato da Europa de Jovens, que decorreu em julho, Belgrado, na Sérvia. Além disso, foi também vice-campeã nacional na categoria sub-15.

“Eu acho que foi uma das melhores épocas que já tive, ganhei bastante coisas e estou bastante feliz. Estou a jogar bem… Este ano estive a em sub-13 e sub-15. No primeiro, a fazer resultados bons e em sub- 15 não eram tão bons. Mas na próxima época quero fazer melhores resultados em sub-15 e já fazer alguns resultados em sub-17 também”, afirmou.

Ao lado de nomes como Mariana Santa, Matilde Pinto e Inês Matos compõe um núcleo de bons atletas com um futuro promissor. “Acho que essa geração pode dar muitas coisas boas. A Inês matos está a jogar muito e acho que ela especialmente vai nos ajudar bastante”, destacou Júlia.

Atualmente, a atleta do Juncal é a número 76 do ranking mundial em sub-15 e a 237.º em sub-19. Desde os 5 anos de idade na modalidade, a mesatenista treinada por Sérgio Vieira concilia a rotina de treinos e competições com os estudos – atualmente está no 8.º ano – e sonha um dia em se tornar profissional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

O WTT Contender decorre neste momento em Doha, no Catar, em que participa Marcos Freitas, mesatenista português. O número 34 do mundo contabilizou mais...

Ténis de Mesa

O mapa principal do WTT Contender em Doha, no Catar, começou bem para o português Marcos Freitas – 34º no ranking mundial. O mesatenista...

Ténis de Mesa

Dois dos principais mesatenistas da nova geração portuguesa continuam a dar provas de força, agora já em 2023. Na primeira competição do ano, Matilde...

Ténis de Mesa

Marcos Freitas, a maior figura do ténis de mesa português da atualidade, encontra-se, de momento, a representar a Seleção Nacional na qualificação para o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.