A nova geração do ténis de mesa nacional está a apresentar uma série de novos talentos que tendem a manter a tradição da Seleção que hoje está no top-10 mundial, em femininos e masculinos. Um dos destaques entre os jovens mesatenistas está na figura de Júlia Leal. A atleta açoriana do GDCS Juncal foi, por exemplo, a única representante feminina a subir ao pódio na semana passada, no WTT Star Youth Contender Vila Nova de Gaia.
Júlia Leal, 13 anos, conquistou a medalha de prata na categoria sub-15 em pares mistos, ao lado o israelenses Natanael Abramov. Na final foi superada apenas por outro português, Tiago Abiodun, atual bicampeão nacional em sub-15 e uma das joias da atual geração nacional, com a espanhola Maria Berzosa Casas.
“Foi uma bastante difícil, mas correu tudo bem. De facto, acho que foi dos resultados mais importantes que tive nesta época. Fiquei muito feliz”, afirmou Julia Leal, em declaração à SportMagazine.
A demostrar uma técnica refinada, aliada à concentração digna de sénior, Júlia Leal tem acumulado boas prestações. Em 2022, foi em junho vice-campeã da Europa em sub-13 (Europe U13 Challenge, prova disputada em Podgorica, Montenegro) e bronze por equipas no Campeonato da Europa de Jovens, que decorreu em julho, Belgrado, na Sérvia. Além disso, foi também vice-campeã nacional na categoria sub-15.
“Eu acho que foi uma das melhores épocas que já tive, ganhei bastante coisas e estou bastante feliz. Estou a jogar bem… Este ano estive a em sub-13 e sub-15. No primeiro, a fazer resultados bons e em sub- 15 não eram tão bons. Mas na próxima época quero fazer melhores resultados em sub-15 e já fazer alguns resultados em sub-17 também”, afirmou.
Ao lado de nomes como Mariana Santa, Matilde Pinto e Inês Matos compõe um núcleo de bons atletas com um futuro promissor. “Acho que essa geração pode dar muitas coisas boas. A Inês matos está a jogar muito e acho que ela especialmente vai nos ajudar bastante”, destacou Júlia.
Atualmente, a atleta do Juncal é a número 76 do ranking mundial em sub-15 e a 237.º em sub-19. Desde os 5 anos de idade na modalidade, a mesatenista treinada por Sérgio Vieira concilia a rotina de treinos e competições com os estudos – atualmente está no 8.º ano – e sonha um dia em se tornar profissional.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (@fptenismesa)