4 de Fevereiro 2023 05:51
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ténis de Mesa

Com ADN africano e campeão, Tiago Abiodun é a nova joia do ténis de mesa português: “Atleta novo com grande potencial…”

Tiago Abiodun, mesatenista português. Foto: FPTM

Filho do internacional nigeriano Bode Abiodun, atual número 123 do ranking mundial de ténis de mesa, Tiago Abiodun está a mostrar-se como uma das novas joias da mesma modalidade do pai. Aos 14 anos, o atleta do Sporting foi o único mesatenista português a conquistar o lugar mais alto do pódio no WTT Star Youth Contender Vila Nova de Gaia. E por duas vezes. As conquistas e o desejo de construir uma bonita história na modalidade vão além.

“É um ano muito positivo. Consegui estar no top-5 do mundo (em sub-15) e queria conseguir esse ranking porque meus pais e meus treinadores ficam muito felizes”, afirmou o jovem Abiodun em entrevista à SportMagazine. “Espero chegar no próximo ano [em sub-15] ao primeiro do mundo. E em sub-17 ficar já entre os 50. O próximo ano será muito bom para mim, os mais velhos vão subir e vou tentar conseguir ficar em primeiro”, acrescentou, focado.

Apontado pelo treinador Marco Rodrigues, do Sporting e da Seleção Nacional, como “um atleta novo com grande potencial”, Tiago Abiodun revalidou em junho o título nacional sub-15. No Pavilhão de Vila Nova de Gaia conquistou na última sexta-feira as medalhas de ouro em pares mistos e, no domingo, em pares masculinos, ambos em sub-15.

A felicidade, obviamente, é compartilhada por Tiago Abiodun. Ainda que de maneira tímida, contida, com poucas palavras. “Os jogos foram muito difíceis, mas lutámos muito e conseguimos vencer o torneio em pares. Estou muito contente com os dois títulos alcançados em Gaia”, disse.

Foto: FPTM

O atleta do Sporting será um dos três atletas a representar Portugal no Campeonato do Mundo de Jovens, que se realiza em Tunis, na Tunísia, entre os dias 4 e 11 de dezembro. Do grupo, composto também por Inês Matos (Boa Hora FC) e Matilde Pinto (CTM Mirandela), Tiago Abiodun é o único a já ter no currículo uma medalha na competição. No ano passado, ao lado de Bernardo Pinto e Rafael Silva, orientados por Ricardo Faria em sub-15, lograram o terceiro pódio luso em Mundiais jovens, depois da “prata” de Marcos Freitas e Tiago Apolónia (2003) e do “bronze” de Marcos Freitas e André Silva (2006), ambos em pares.

A viver um bom momento, Abiodun espera repetir o pódio. “Espero ganhar uma medalha porque no ano passado já ganhámos uma por equipas, de bronze. E espero nos pares também ganhar. Vai ser difícil, é tentar chegar e ganhar jogo a jogo”, afirmou o atleta que começou a jogar desde os 3 anos de idade com o pai. “Ele é a minha única referência”, destaca, orgulho do ADN, a observar que Bode Abiodun, campeão africano de equipas em 2018 e a acumular mais de vinte títulos em Portugal, dá orientações e sempre o ajuda nos treinos.

“O Tiago Abiodun é um atleta novo com grande potencial, o que é confirmado pelos resultados que vai obtendo com regularidade. Interessa, portanto, no futuro controlar e investir nos fatores que podem contribuir para se tornar num atleta de alta competição. Os agentes ligados ao processo evolutivo do atleta estão em total sintonia sobre o objetivo final”, destacou o treinador Marco Rodrigues.

Este ano, Tiago Abiodun também conquistou duas medalhas de prata em nacionais em sub-19, em singulares e em pares; além disso, foi campeão nacional em pares mistos sub-15 e repetiu o título em singular sub-15.

Tiago e Bode Abiodun, pai e filho, atletas do Sporting. Foto: Tiago Abiodun/Instagram

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

O WTT Contender decorre neste momento em Doha, no Catar, em que participa Marcos Freitas, mesatenista português. O número 34 do mundo contabilizou mais...

Ténis de Mesa

O mapa principal do WTT Contender em Doha, no Catar, começou bem para o português Marcos Freitas – 34º no ranking mundial. O mesatenista...

Ténis de Mesa

Dois dos principais mesatenistas da nova geração portuguesa continuam a dar provas de força, agora já em 2023. Na primeira competição do ano, Matilde...

Ténis de Mesa

Marcos Freitas, a maior figura do ténis de mesa português da atualidade, encontra-se, de momento, a representar a Seleção Nacional na qualificação para o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.