A seleção portuguesa masculina apurou-se, esta quarta-feira, para o torneio por equipas de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Paris-2024, ao bater a Croácia, por 3-1, nos oitavos-de-final do Mundial que, por estes dias, decorre em Busan (Coreia da Sul).
Ao vencer a seleção croata, os lusos asseguraram a quarta presença consecutiva nas provas por equipas em Jogos Olímpicos, tendo garantindo, ainda, duas vagas para o torneio individual.
Portugal, que conta com três participações, tem como melhor classificação o quinto lugar coletivo conseguido em Londres-2012, resultado repetido, a nível individual, por Marcos Freitas no Rio-2016.
Seleção feminina falha apuramento mas ainda pode “chegar” a Paris
Ao invés, a seleção feminina falhou o apuramento para os JOG de Paris, ao perder com a França, nos oitavos-de-final.
O vencedor qualificava-se para Paris-2024, sendo que a França, da como anfitriã da competição olímpica, levou a melhor.
Portugal mantém a esperança de se qualificar para os Jogos Olímpicos, caso consiga ser a mais bem colocada seleção na atualização do ranking de março entre as não apuradas.
A equipa portuguesa está, todavia, bem posicionada para alcançar a qualificação para Paris 2024, por via do ranking mundial de março.
“Já tinham garantida a presença os campeões continentais – China, Austrália, Egito, Alemanha, Brasil e Estados Unidos – e a França, como país organizador, também tem assegurada a participação no maior evento mundial. As equipas que garantiram em Busan a presença em Paris por via do apuramento para os quartos-de-final são a Alemanha, China, França, China-Taipé, Hong-Kong, Coreia do Sul, Roménia e Japão.
Como as três primeiras seleções já estavam apuradas, as quotas serão ocupadas pelas seleções ainda não qualificadas melhor classificadas no ranking mundial de março. No ranking de fevereiro, Portugal ocupa a 11.ª posição e das dez seleções melhor classificadas, apenas Porto Rico e Singapura não têm presença em Paris”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Por: Pedro Silva
Foto: FPTM