24 de Novembro 2024 11:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Catarina Costa defende título no Grand Prix de Portugal: “Espero que seja a rampa de lançamento para um ano melhor”

Catarina Costa conquistou a medalha de bronze em dezembro, no Masters de Jerusalém. Foto: European Judo Union

Atual sétima colocada do ranking mundial, a judoca Catarina Costa é uma das principais esperanças de sucesso do país no Grand Prix de Portugal, que irá decorrer em Almada, de sexta-feira a domingo. A atleta da Associação Académica de Coimbra, vice-campeã europeia em título, recorde-se, venceu esta mesma competição disputada na sua categoria, -48 kg, no ano passado. Com o peso e a motivação de competir em casa – lado a lado – e defender o ouro conquistado, a judoca de 26 anos destacou que está preparada e, acima de tudo, mostrou-se tranquila para a competição.

“Ser a atual campeã desta competição claro que me dá muita responsabilidade e é um peso extra, mas eu vejo isso também como uma grande motivação. Aqui há apenas uma pequena grande diferença para o ano anterior: é que em 2022 não contava para o apuramento olímpico e este ano já conta. Portanto, na verdade, partimos todas do mesmo patamar. Este ano também tem adversárias mais cotadas e acaba por ser então uma competição de grande nível e por esse motivo já vai ser difícil”, explicou Catarina Costa, em declaração à SportMagazine.

Estarão na disputa com Catarina, a mais bem ranqueada na prova, algumas atletas de peso como a cazaque Abiba Abuzhakynova, oitava do ranking mundial e medalha de bronze no mundial de 2022; a israelita Shira Rishony (13.ª), a espanhola Laura Martinez Abelenda (16.ª) – todas as 30 competidoras da prova podem aqui ser encontradas.

Assim como no ano passado, quando venceu a competição, a atleta treinada por João Neto deverá contar com o apoio presencial de familiares e amigos, o que garante: trará uma força extra. “O facto de ser em casa acaba por me dar uns pontos a favor porque vou ter o apoio do público, de amigos e da família que vêm de propósito para me ver e esta é a minha maior motivação para este GP”, afirmou.

Catarina Costa, judoca portuguesa. Foto: IJF

A atleta treinada por João Neto terminou 2022 de forma positiva, com uma medalha de bronze conquistada nos Masters de Jerusalém, em 20 de dezembro. Num ano com também contou com a medalha de prata no Europeu de Sofia, em abril, além do ouro no GP Portugal, Catarina fez um breve balanço de um 2022 “aquém” – o que, seguramente, veio devido especialmente a resultados como a precoce eliminação no Mundial.

“Foi um ano que ficou um bocadinho aquém das minhas expectativas e portanto para 2023 gostava de poder superar um bocadinho os resultados do ano anterior. Espero que este GP seja a rampa de lançamento para um ano melhor. Claro que os grandes objetivos serão agora em maio o Mundial e depois mais tarde o Europeu”, disse.

“Todas as provas em que eu entrar, obviamente, terei como foco e ambição terminar no pódio. Aquilo que posso prometer é que vou treinar e trabalhar bastante para não só conseguir alcançar esses objetivos este ano, mas começar também a preparar o próximo ano e com vista aos Jogos Olímpicos de Paris o principal objetivo este ano passa por evoluir e sentir que o meu judo está cada vez mais afinado e cada vez melhor para então poder ir tendo bons resultados”, complementou.

Catarina Costa, que divide os treinos e competições com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, realizou o primeiro estágio do ano em Mittersil, na Áustria, entre os dias 10 e 13 deste mês, juntamente com a comitiva da Seleção Nacional – a incluir nomes como os supercampeões Telma Monteiro e Jorge Fonseca, ambos, entretanto, fora do GP Portugal devido a lesões. Catarina Costa revelou que aproveitou os dias de preparação para trabalhar novas técnicas e táticas.

“Foi um estágio muito proveitoso porque pude lutar com algumas adversárias de topo e algumas adversárias novas que estão a aparecer agora, e com bastante qualidade também. E foi então um estágio onde eu pude treinar algumas das minhas técnicas novas, experimentá-las, e também algumas táticas novas que temos feito de pegas. Foi um estágio que correu muito bem e muito positivo”, garantiu a judoca, que teve pouco tempo de preparação devido ao calendário apertado.

“A minha última competição terminou a 20 de dezembro. Eu, entretanto, tirei alguns dias de férias para aproveitar a época e a família e voltei a 27 de dezembro. Portanto, apenas um mês para preparar não só para esta competição, mas para o início da época. Esta competição não é propriamente o grande foco deste início de época, que será no Grand Slam Tel Aviv  a 17 de fevereiro”, acrescentou a atleta natural de Coimbra.

A competição no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada marca o arranque do circuito internacional deste ano. Ao todo são esperados 547 judocas de 81 países, incluindo 39 judocas lusos – 22 em masculinos e 17 em femininos.

Além de Catarina, estarão presentes a representar Portugal: Raquel Brito (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Mariana Máximo (-52 kg), Catarina Silva (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Tais Pina (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Carolina Paiva (-78 kg), Beatriz Moreira (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Ricardo Pires (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Emerson Silva (-60 kg), Miguel Gago (-66 kg), Bernardo T. Fernandes (-66 kg), Nuno Martins (-66 kg), Bruno Bento (-66 kg), João Crisóstomo (-73 kg), Otari Kvantidze (-73 kg), Saba Danelia (-73 kg), Lucas Bernardo (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg), Diogo Rangel (-81 kg), Ricardo Serrão (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Célio Dias (-100 kg), Guilherme Silva (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e Vasco Rompão (+100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

A judoca Catarina Costa conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze em -48 kg nos Europeus em Zagreb, depois de bater a sérvia Milica...

Judo

Judoca portuguesa conquistou uma medalha de prata no primeiro dia do Grand Slam de Tashkent 2023, competição que reúne 364 atletas oriundos de 49...

Judo

No início de fevereiro a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançou um Programa de Mentoria para jovens atletas. Através desta iniciativa, os atletas poderão...

Judo

A judoca portuguesa Catarina Costa falhou, esta sexta-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, a medalha de bronze na categoria -48...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.