20 de Março 2025 05:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Catarina Costa perde luta pela medalha de bronze no Grand Prix Portugal

Foto: IJF

A judoca portuguesa Catarina Costa falhou, esta sexta-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, a medalha de bronze na categoria -48 kg, no Grand Prix de Portugal. A atleta da Associação Académica de Coimbra perdeu na disputa pelo pódio com a espanhola Mireia Lapuerta (20.ª). Os demais portugueses não obtiveram melhores resultados ao longo do primeiro dia da competição.

Catarina Costa havia alcançando a meia-final da competição de forma invicta. A judoca entrou como a portuguesa mais bem cotada no ranking mundial, com o 7.º lugar do ranking mundial na categoria, e por isso ficou isenta da ronda inicial. A atleta de 26 anos venceu na sequência Tamar Malca (Israel, 46.º) e Katharina Tanzer (Áustria, 22.ª) até a meia-final, quando foram precisos mais de sete minutos de ‘golden score’ para que Galiya Tynbayeva, do Casaquistão (52.ª) conseguisse marcar um ippon e vencer.

Com a derrota, Catarina Costa foi para para a luta pelo bronze frente a Mireia Lapuerta (Espanha, 20.ª), mas sofreu um waza-ari a 19 segundos do final que acabou por tirá-la do pódio.

Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou venceu a sul-africana Charne Griesel (39ª). Na luta por um lugar nos quartos de final, a portuguesa enfrentou a nº1 do ranking mundial Chelsie Giles (atual campeã europeia), sendo superada com a britânica com ippon a 40 segundos do fim. A portuguesa terminou no 9º lugar, mesma posição de Ricardo Pires e Emerson Silva, ambos na categoria -60 kg., além de Mariana Máximo (-52 kg).

Raquel Brito (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg) foram derrotados na segunda ronda. Joana Diogo (-52 kg), que defendia o bronze conquistado em 2022, Catarina Silva (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Bernardo T. Fernandes (-66 kg), Nuno Martins (-66 kg) e Bruno Bento (-66 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

A competição em Almada segue no sábado, quando competem Bárbara Timo e Wilsa Gomes em -63kg e Joana Crisóstomo e Tais Pina (-70kg). Otari Kvantidze, João Crisóstomo, Saba Danelia e Bernardo Lucas estarão na competição masculina de -73kg e João Fernando, Anri Egutidze, Diogo Rangel e Manuel Rodrigues em -81kg.

A competição termina no domingo com a presença de Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira (-78kg) e de Rochele Nunes em +78kg. No setor masculino estarão Ricardo Serrão (-90kg), Guilherme Silva, Célio Dias, Diogo Brites e Ailton Cardoso (-100kg) e Vasco Rompão em +100kg.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

O ano de 2024 foi carregado de emoções no que diz respeito ao judo. Destaque, claro, para a medalha de bronze alcançada por Patrícia...

Judo

A judoca Telma Monteiro confirmou, esta semana, que encerrou o seu percurso olímpico ao não apurar-se para Paris-2024, numa conversa com os jornalistas na...

Judo

Sérgio Pina foi reeleito presidente da Federaçao Portuguesa de Judo (FPJ), para o quadriénio 2024-2028, na Assembleia Geral eleitoral do organismo realizada na sede...

Desporto Olímpico

A judoca Patrícia Sampaio conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze em -78 kg nos JO Paris-2024, após bater a japonesa Rika Takayama por...

©2025 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.