20 de Março 2023 15:45
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Catarina Costa perde luta pela medalha de bronze no Grand Prix Portugal

Catarina Costa, judoca portuguesa. Foto: IJF

A judoca portuguesa Catarina Costa falhou, esta sexta-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, a medalha de bronze na categoria -48 kg, no Grand Prix de Portugal. A atleta da Associação Académica de Coimbra perdeu na disputa pelo pódio com a espanhola Mireia Lapuerta (20.ª). Os demais portugueses não obtiveram melhores resultados ao longo do primeiro dia da competição.

Catarina Costa havia alcançando a meia-final da competição de forma invicta. A judoca entrou como a portuguesa mais bem cotada no ranking mundial, com o 7.º lugar do ranking mundial na categoria, e por isso ficou isenta da ronda inicial. A atleta de 26 anos venceu na sequência Tamar Malca (Israel, 46.º) e Katharina Tanzer (Áustria, 22.ª) até a meia-final, quando foram precisos mais de sete minutos de ‘golden score’ para que Galiya Tynbayeva, do Casaquistão (52.ª) conseguisse marcar um ippon e vencer.

Com a derrota, Catarina Costa foi para para a luta pelo bronze frente a Mireia Lapuerta (Espanha, 20.ª), mas sofreu um waza-ari a 19 segundos do final que acabou por tirá-la do pódio.

Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou venceu a sul-africana Charne Griesel (39ª). Na luta por um lugar nos quartos de final, a portuguesa enfrentou a nº1 do ranking mundial Chelsie Giles (atual campeã europeia), sendo superada com a britânica com ippon a 40 segundos do fim. A portuguesa terminou no 9º lugar, mesma posição de Ricardo Pires e Emerson Silva, ambos na categoria -60 kg., além de Mariana Máximo (-52 kg).

Raquel Brito (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg) foram derrotados na segunda ronda. Joana Diogo (-52 kg), que defendia o bronze conquistado em 2022, Catarina Silva (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Ana Agulhas (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Bernardo T. Fernandes (-66 kg), Nuno Martins (-66 kg) e Bruno Bento (-66 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

A competição em Almada segue no sábado, quando competem Bárbara Timo e Wilsa Gomes em -63kg e Joana Crisóstomo e Tais Pina (-70kg). Otari Kvantidze, João Crisóstomo, Saba Danelia e Bernardo Lucas estarão na competição masculina de -73kg e João Fernando, Anri Egutidze, Diogo Rangel e Manuel Rodrigues em -81kg.

A competição termina no domingo com a presença de Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira (-78kg) e de Rochele Nunes em +78kg. No setor masculino estarão Ricardo Serrão (-90kg), Guilherme Silva, Célio Dias, Diogo Brites e Ailton Cardoso (-100kg) e Vasco Rompão em +100kg.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos que poderá gostar

Judo

No passado fim-de-semana (4 e 5 março), Viana do Castelo recebeu o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, prova que contou com a participação de...

Judo

Ontem (05/03), Patrícia Sampaio conquistou a medalha de bronze no Grand Slam Tashkent, no Uzbequistão. A judoca portuguesa (-78 kg) defrontou Iriskhon Kurbanbaeva na...

Judo

Judoca portuguesa conquistou uma medalha de prata no primeiro dia do Grand Slam de Tashkent 2023, competição que reúne 364 atletas oriundos de 49...

Cidades Europeias do Desporto

Este sábado (04/03), Viana do Castelo vai receber o Campeonato Nacional de judo adaptado para atletas masculinos e femininos com síndrome de Down e...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.