16 de Abril 2024 09:29
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Catarina Costa conquista medalha de prata no Uzbequistão

Catarina Costa conquistou a medalha de prata. Foto: Catarina/Instagram

Judoca portuguesa conquistou uma medalha de prata no primeiro dia do Grand Slam de Tashkent 2023, competição que reúne 364 atletas oriundos de 49 países.

Catarina Costa, que ocupa o 11.º lugar no ranking mundial, estreou-se na competição frente à espanhola Gemma Maria Gomez Antona (54.º) com um ‘wazari’. Nos quartos-de-final, frente à jovem turca Tugce Beder (35.º), o confronto foi decidido no período de ‘ponto de ouro’, onde a judoca portuguesa levou a melhor por um ‘wazari’.

Para  continuar na luta pelo ouro, Catarina Costa defrontou a chinesa Wenna Zhuang e pontuou um ‘wazari’ no início do confronto, gerindo a vantagem até ao fim da prova. Na final, a sérvia Andrea Stojadinov, campeã europeia sub-23 em 2021, levou a melhor. Apesar da atleta lusa ter entrado melhor com um ‘wazari’, a apenas dois segundos do tempo regulamentar, a 26.º do mundo empatou, levando o confronto para ‘golden score’. Neste período, as duas atletas foram penalizadas com dois ‘shidos’, mas a judoca lusa acabou por ser penalizada mais uma vez, ficando assim em segundo lugar, com a medalha de prata.

Maria Siderot (68.º) assegurou um lugar no bloco de finais, mas na luta pelo bronze, com Reka Pupp, da Hungria, os árbitros investigaram uma irregularidade e desqualificaram a judoca lusa por ‘hansoku-make’, por ter caído de cabeça. Maria Siderot alcançou o 5.º lugar na prova. Joana Diogo, na categoria de -52 kg, terminou a competição no 7.º lugar.

Portugal é representado no Grand Slam de Tashkent 2023 com seis judocas: Catarina Costa ( -48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e João Fernando (-81 kg).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

No início de fevereiro a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançou um Programa de Mentoria para jovens atletas. Através desta iniciativa, os atletas poderão...

Judo

A judoca portuguesa Catarina Costa falhou, esta sexta-feira, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, a medalha de bronze na categoria -48...

Judo

Atual sétima colocada do ranking mundial, a judoca Catarina Costa é uma das principais esperanças de sucesso do país no Grand Prix de Portugal,...

Judo

Catarina Costa, judoca portuguesa, conquistou a medalha de bronze no Masters de Judo, em Jerusalém, na categoria -48kg. Competição esta onde os portugueses Rodrigo...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.