Uma das favoritas ao pódio nos Mundiais de Tashkent, no Uzbequistão, a judoca portuguesa Catarina Costa (-48kg), número 4 do ranking, não conseguiu passar do primeiro desafio na competição e acabou eliminada na segunda ronda no “golden score” frente à alemã Kathatrina Menz (24.ª). Rodrigo Lopes (28.º), por sua vez, foi derrotado, na Humo Arena, no combate com o sul-coreano Harim Lee (18.º).
Cabeça de série, Catarina Costa só entrou na disputa na segunda ronda, quando encontrou Katharina Mez, adversária com histórico equilibrado – até então com duas vitórias para cada uma. Vice-campeã europeia em título, a atleta de Coimbra fez um combate duro, que levou a decisão para o golden score (prolongamento).
Neste momento, o atleta que pontuar acaba sendo o vencedor. A atleta treinada por João Neto chegou a sentir o gosto da vitória ao conseguir projetar lateralmente a alemã. A arbitragem, numa primeira análise, validou o golpe. Entretanto, após poucos segundos, os juízes percorrem imagem a imagem (frame) para determinar a invalidade do wazari. No regresso à luta, a portuguesa acabou por sofrer um mesmo wazari da alemã, este validado pela arbitragem.
Na categoria -60 kg, Rodrigo Lopes enfrentou o sul-coreano Harim Lee (18º do ranking e Ouro no Grand Prix de Portugal). O confronto começou equilibrado, com ambos os judocas em busca da vantagem, que acabou por chegar a favor do atleta asiático, com um wazari aos 2:51. Com pouco mais de 1 minuto para inverter a situação, Rodrigo Lopes tentou, mas foi o sul-coreano que voltou a pontuar, alcançando o segundo wazari em cima do final do tempo regulamentar.
Na sexta-feira será a vez de entrar em cena na categoria -52 kg Joana Diogo (27.ª) isenta na primeira ronda, na seguinte com a uzbeque Sita Kadamboeva (57.ª). No domingo, em -63 kg, Bárbara Timo (26.ª) defronta a sérvia Anja Obradovic (43.ª) e, em -81 kg, João Fernando (61.º) isento na primeira ronda, encontra o vencedor do combate entre o japonês Sotaro Fujiwara (12.º) e o sul-coreano Jonhoon Kim (74.º).
Na segunda-feira, em -90 kg, Anri Egutidze (47.º) lutará com o norte-americano John Jayne (27.º) e, no dia seguinte, o bicampeão mundial Jorge Fonseca (1.º, primeiro cabeça de série), isento na primeira ronda, terá o romeno Asley González (25.º) na categoria -100kg. Na quarta-feira Portugal fechará a participação com Rochele Nunes (16.ª), em +78 kg, a defrontar a checa Marketa Paulusova (78.ª).