ATUALIZADA ÀS 14H49
A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a primeira medalha para Portugal nos Europeus que decorrem na Arena Armeets, em Sófia. A atleta de 25 anos chegou à final na categoria -48kg, após vencer três combates, mas acabou por ser derrotada na decisão pelo ouro com a a francesa Shirine Boukli, número dois do ranking.
Catarina Costa, número quatro do mundo, antes, venceu a azeri Ramila Aliyeva, a italiana Assunta Scutto e a israelita Shira Rishony.
Aos 25 anos, a judoca da Associação Académica de Coimbra treinada por João Neto vive o seu melhor momento pessoal. Após o 5.º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado, a atleta natural de Coimbra venceu este ano o Grand Prix de Portugal e entrou definitivamente para o seleto grupo de protagonistas do judo nacional. Na altura, considerava que ainda não estava a 100% da forma física, o que acredita ter agora alcançado.
Recorde-se que, até aqui, Catarina Costa vai agora ter a primeira medalha em grandes competições após uma série de quintos lugares alcançados nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nos Europeus de Minsk 2019 e nos Mundiais de Baku 2018.