Comandada por Luís Conceição, a Seleção Nacional de futsal feminino está pronta para recomeçar. Ou melhor: dar continuidade a um trabalho de longo prazo, construído há sensivelmente dez anos, em busca do topo da modalidade no continente. Após chegar muito próximo do título do Campeonato da Europa pela primeira vez – quando, no mês de julho passado, acabou superado pela Espanha nas grandes penalidades -, Portugal arranca na próxima semana os trabalhos com foco voltado para o Campeonato da Europa de 2023.
Para isso, Luís Conceição anunciou a convocatória de 18 atletas que vão realizar um estágio de preparação em Rio Maior, entre os dias 25 e 28 de setembro. A Equipa das Quinas prepara-se para disputar, a partir do dia 20 de outubro, a fase de qualificação da competição europeia. Em conversa com a SportMagazine, o selecionador nacional rejeitou qualquer trauma pela derrota recente na final com as espanholas, em casa, e destacou a renovação da Seleção com jogadoras campeãs mundiais universitárias.
“Não podemos pensar em trauma. Isto é dar um passo em frente, com uma geração com miúdas de muita qualidade, que estão há alguns anos a trabalhar connosco e têm feito parte das nossas seleções jovens. E depois acabaram agora de ter sucesso no Mundial Universitário. Muitas delas já haviam sido internacionais antes e agora também, como estágio de observação, decidimos premiar aquelas que mais se destacaram e acabaram por fazer uma época passada muito interessante e com certeza irão nos ajudar. Umas mais cedo, outras mais tarde, mas serão a base da nossa seleção dentro de pouco tempo”, afirmou Luís Conceição.
Recorde-se que Portugal venceu o Brasil, no final de julho passado, nas grandes penalidades, num jogo verdadeiramente épico. Dessa equipa sub-21, comandada por Ricardo Azevedo, juntam-se à Seleção principal seis jogadoras: Carolina Rocha e Carolina Pereira (que já estiveram no último Europeu), Helena Nunes, Inês Matos, Angélica Alves e Kika.
Portugal, recorde-se, vai defrontar as seleções de Bielorrússia, Eslovénia e Itália no Grupo 3 de apuramento, com jogos marcados para o período entre 20 e 23 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Fafe. Apenas uma seleção estará apurada ao final para a final four. Luís Conceição analisou os adversários neste primeiro momento, com ênfase à força italiana.
“A Eslovénia, por acaso, ficou no mesmo grupo que nós no outro apuramento. A Bielorrússia é uma seleção que nós já temos informação, mas com a qual ainda não defrontamos, será a primeira vez. E a Itália é sempre uma seleção forte, porque o futsal italiano feminino é forte, o campeonato é competitivo e depois tem uma seleção que tem para além das italianas quatro ou cinco atletas brasileiras que vieram dar uma qualidade a mais à seleção. É uma equipa sempre a ter em conta. A Itália, eu tenho quase a certeza, que estão entre as quatro cinco melhores seleções da Europa neste momento, só que tem tido esse azar por assim de dizer nos sorteios para o apuramento [nos dois anteriores, esteve no grupo da Espanha]”, avaliou o selecionador nacional.
A Equipa das Quinas inicia a competição a 20 de outubro, às 20h00, diante das bielorrussas; segue-se a partida com a Eslovénia, no dia seguinte, às 21h00, e o encontro com a Itália, no dia 23, às 21h00. O objetivo, não esconde Luís Conceição, é mais uma vez buscar o título.
“Vamos lutar outra vez pelo título europeu. Sabemos que temos que superar esta parte inicial para poder avançar. São grupos de quatro e só um vai passar. Então, não pode haver descuido porque depois não há tempo de recuperar os pontos perdidos. Passar só o primeiro é reduzido, mas assim é a regra e vamos fazer a nossa parte para passar a final four”, disse, confiante, o treinador da equipa nacional.

Foto: FPF
Eis a lista de convocadas de Luís Conceição:
A.S.D. CITTA DI FALCONARA – Isabela Pereira
BURELA PESCADOS – Jenny
GCR NUN’ÁLVARES – Ana Pires, Cátia Morgado e Odete Rocha
NOVASEMENTE GD – Carolina Rocha e Diana Monteiro
SL BENFICA – Ana Catarina, Ana Sofia Gonçalves, Angélica Alves, Helena Nunes, Inês Matos, Janice Silva, Maria Pereira e Marta Costa
SPORTING CP -Ana Catarina Ribeiro (Kika) e Carolina Pedreira
STA. LUZIA FC – Ana Azevedo
Programa da Seleção Nacional:
25.09.2022 | domingo
22h00 Concentração no Centro de Estágios de Rio Maior
26.09. 2022 | segunda-feira
11h00 Treino
18h00 Treino
27.09.2022 | terça-feira
11h00 Treino
18h00 Treino
28.09.2022 | quarta-feira
11h00 Treino

Ricardo Azevedo ao lado de Jorge Braz, coordenador do futsal nacional, Luís Conceição, coordenador do futsal feminino, e Rute Carvalho, membra da comissão técnica. Foto: FADU