O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) anunciou esta segunda-feira os nomes dos 13 atletas que irão representar o país em seis modalidades nos Jogos Surdolímpicos 2021, que vão decorrer em Caxias do Sul, no Brasil. A competição irá decorrer anunciou o Comité Paralímpico de Portugal (CPP). A competição irá decorrer entre os dias 1 e 15 de maio – recorde-se que a competição foi adiada no ano passado devido à pandemia de Covid-19.
São esperados na cidade de Caixas do Sul cerca de 4500 atletas de 100 países para competirem nas 20 modalidades do calendário surdolímpico, distribuídas por 18 arenas de competição. Esta é a oitava participação portuguesa em Jogos Surdolímpicos com um total de 13 medalhas conquistadas.
Do atletismo foram convocados Francisco Laranjeira, Hemilton Costa, Ricardo Gomes e Rui Rodrigues; da natação Diogo Neves, Miguel Cruz, Ricardo Belezas e Tiago Neves; o ciclismo será representado com André Soares e João Marques. As modalidades de judo, luta greco-romana e tiro fecham o elenco nacional na maior competição mundial de desporto para surdos com Joana Santos, Hugo Passos e Vyacheslav Sushchyk, respetivamente.
“Os atletas estão preparados para enfrentar este grande desafio e para competir com os melhores do mundo, sempre com o orgulho e a responsabilidade que é representar Portugal”, afirmou Pedro Costa, o Chefe de Missão aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, em declaração à CPP.
A Missão Portuguesa aos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021 é constituída por um total de 29 elementos entre atletas, treinadores, parceiros de competição, equipa médica, intérprete de língua gestual portuguesa e Chefia de Missão. Todos os membros podem aqui ser conferidos.