O Campeonato da Europa de Judo 2022 arranca esta sexta-feira, em Sófia, na Bulgária. A capital búlgara recebe 360 atletas de 50 nacionalidades diferentes, entre os quais 11 são portugueses. O Europeu decorre até o domingo.
Este ano, na Bulgária, Portugal pode contar com 11 judocas: Catarina Costa (-48kg), Joana Diogo (-52kg), Telma Monteiro (-57kg), Bárbara Timo (-63kg), Patrícia Sampaio (-78kg), Rodrigo Lopes (-60kg); Francisco Mendes (-60kg), João Crisóstomo (-73kg), João Fernando (-81kg), Anri Egutidze (-90kg) e Jorge Fonseca (-100kg). Atletas estes acompanhados pelo treinador Pedro Soares e pela treinadora Ana Hormigo.
Otto Kneitinger, presidente da União Europeia de Judo, mostrou, no lançamento do evento, estar orgulhoso da organização do evento.
“Este ano, o Campeonato Europeu realiza-se em Sofia e é um sonho tornado realidade para a União Europeia de Judo e Federação Búlgara de Judo, após dois anos de preparação para este evento emblemático. Estou certo de que os nossos atletas europeus vão mostrar as suas melhores qualidades como judoca , com dois meses até ao início do período de qualificação olímpica de 2024. Aproveitemos o judo e demonstremos ao mundo inteiro que a unidade e a solidariedade devem prevalecer em todas as situações, como os príncipios do judo nos ensinam”, afirmou Otto Kneitinger.
As categorias -48kg, -52kg e -57kg femininas e -60kg e -66kg masculinas começam os combates esta sexta-feira. Neste dia inaugural, Portugal vai ser representado por cinco judocas: Catarina Costa, Joana Diogo, Telma Monteiro, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes.
No último Campeonato da Europa de Judo, realizado em Portugal o ano passado, quatro atletas portugueses subiram ao pódio:
- Telma Monteiro – medalha de ouro, garantindo a 15ª medalha em 15 participações;
- João Crisóstomo – medalha de bronze;
- Bárbara Timo – medalha de bronze;
- Rochele Nunes – medalha de bronze.