A sportinguista Jéssica Inchude alcançou, no passado sábado, nos Campeonatos de Portugal, em Coimbra, o ‘passaporte’ para Paris2024 no lançamento do peso, após alcançar 19,10 metros num lançamento. A portuguesa, de 28 anos, juntou-se a outros 12 representantes lusos do atletismo.
Já era a ‘delegação’ mais numerosa e, no passado fim de semana, com os mínimos garantidos por Inchude – superou duas vezes a marca de qualificação (18,80 metros), lançando a 19,10 metros e 18,83 -, o atletismo reforçou o seu estatuto.
“A segunda jornada da 109ª edição dos Campeonatos de Portugal trouxe duas grandes provas de 5000 metros, especialmente a masculina, com um pódio abaixo dos 13m40s, o que não acontecia desde 1990 e uma marca de qualificação direta para Paris’2024, por intermédio de Jessica Inchude. Estes Campeonatos, em Coimbra, foram organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a FPA.
A lançadora junta-se no peso a Auriol Dongmo, mas também ao campeão olímpico em título no triplo salto, Pedro Pablo Pichardo, Agate Sousa (comprimento), Pedro Buaró (salto com vara), Samuel Barata e Susana Godinho (maratona), Isaac Nader (1.500 metros), João Coelho (400 metros), Ana Cabecinha (20 quilómetros marcha), Irina Rodrigues (disco) e Fatoumata Diallo (400 metros barreiras).
Judoca Taís Pina também apurada
Estão, nesta altura, confirmados 62 portugueses em 14 modalidades nos próximos Jogos Olímpicos, depois de, no sábado, a jovem judoca Taís Pina ter visto anunciada a estreia em Jogos Olímpicos, graças a uma realocação de quota.
Portugal vai ter assim sete judocas em Paris2024, o mesmo número de representantes do ciclismo, que na quinta-feira confirmou os seus convocados: Nelson Oliveira, Rui Costa e Daniela Campos (estrada), Iúri Leitão, Rui Oliveira e Maria Martins (pista) e Raquel Queirós (cross country olímpico).
Foto: FPJ