O português Jorge Fonseca, eleito na semana passada o Atleta do Ano em Portugal pelo segundo ano consecutivo, mantém o alto nível em 2022. Após a medalha ouro no Grand Prix Portugal, o judoca do Sporting conquistou, este domingo, mais um ouro em -100 kg do Open de Praga de judo.
O Bicampeão Mundial Jorge Fonseca venceu o sueco Axel Oscarsson com um ippon. Nos quartos de final, superou novamente por ippon o italiano Kwadjo Anani. Em seguida, foi a vez de vencer o sérvio Bojan Dosen, por wazari. Na final, a vitória veio diante do suíço Daniel Eich (com quem tinha disputado a final do Grand Prix Portugal 2022). Fonseca precisou apenas de 19 segundos para alcançar o ippon.
Com mais esse trinfo, Jorge Fonseca mantém assim um registo 100% vitorioso em 2022, com duas medalhas de Ouro nas duas provas disputadas este ano. Nos últimos 17 combates oficiais, o judoca português apenas cedeu um, na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio, competição que terminou com o bronze.
Medalhas de Bronze
Outros judocas portugueses também saíram com êxitos na capital da República Checa. João Fernando, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes conquistaram medalhas de bronze. Ao longo dos 2 dias do evento competiram 525 Atletas (210 Femininas e 315 Masculinos) em representação de 42 Países, incluindo 15 Judocas Portugueses. Portugal terminou o evento com no 6º lugar no ranking, entre os 42 Países presentes.