16 de Maio 2022 06:00
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Jorge Braz é o Treinador do Ano, e Jorge Fonseca e Patrícia Mamona melhores atletas

Jorge Fonseca, judoca português. Foto: COP

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal masculino, foi eleito na noite desta quinta-feira o Treinador do Ano, na 25ª Gala do Desporto, que se realizou no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Foram também congratulados o judoca Jorge Fonseca, a “bisar” como Atleta Masculino do Ano, e Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica do triplo salto, eleita como Atleta Feminina de 2021.

Na categoria de Jovem Promessa, venceu Zicky Té, eleito melhor jogador do Campeonato do Mundo vencido por Portugal no ano passado. Do mesmo futsal, principal destaque da noite, também veio a Equipa do Ano, com a seleção campeã europeia e mundial a ser escolhida como a melhor do país em 2021.

Recorde-se que na categoria treinador concorriam com Jorge Braz o cubano Jorge Pichardo, treinador do campeão olímpico Pedro Pablo Pichardo; Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta; Pedro Soares, mentor de Jorge Fonseca; e Lourenço França, responsável pela conquista de várias medalhas no ano de 2021 em campeonatos do mundo e da Europa na ginástica.

Na categoria atleta masculino, Jorge Fonseca disputou a premiação com o campeão olímpico do triplo salto Pedro Pablo Pichardo; o canoísta Fernando Pimenta (medalha de bronze em K1 1000 em Tóquio 2020);  o ciclista João Almeida; e o capitão da seleção portuguesa de andebol, Rui Silva.

No feminino, foram superadas por Patrícia Mamona, esta ausente do evento, a ciclista Maria Martins; a ginasta Filipa Martins; a canoísta Teresa Portela; e a judoca Telma Monteiro – vencedora em 2010, 2011, 2014, 2016 e 2020.

A Equipa do Ano, os atletas do futsal venceram a equipa olímpica e paralímpica de judo; os canoístas do K4 500 metros masculinos; a seleção de ténis de mesa Síndrome Down ITTADS; e a seleção de andebol. Por fim, a Jovem Promessa Zicky Té foi congratulado à frente do canoísta Pedro Casinha; do ciclista Iúri Leitão; da judoca Joana Crisóstomo; e dos velejadores Diogo Costa e Pedro Costa.

Eis a lista de vencedores:

Treinador
Jorge Braz (Futsal)

Jovem promessa
Zick Gomes Té (Futsal)

Equipa
Seleção Nacional masculina (Futsal)

Atleta feminino
Patrícia Mamona (Atletismo)

Atleta masculino
Jorge Fonseca (Judo).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Futsal

A Seleção Nacional Feminina A de Futsal vai defrontar a congénere da Hungria nas meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal Feminino 2022. A...

Futsal

Aos 33 anos, Rute Carvalho é a única mulher a comandar uma equipa na principal competição do futsal feminino em Portugal nesta época. Aponta...

Futsal

Numa noite marcada pela emoção do adeus de Ricardinho à Seleção Nacional, muitas homenagens e um resultado que negativo diante da Bélgica (3-2) tratado...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.