20 de Maio 2022 01:22
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Judo

Após ouro no GP Portugal Jorge Fonseca tem novo objetivo: “Quero ser campeão mundial”

Jorge Fonseca, judoca português. Foto: IJF - International Judo Federation

Vencedor na categoria -100 kg do Grand Prix Portugal, disputado este domingo, Jorge Fonseca não escondeu o entusiasmo em poder ter alcançado a medalha de ouro diante dos adeptos portugueses. O judoca de 29 ano venceu os quatro combates disputados até a medalha de ouro conquistada no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Fonseca avaliou a participação de Portugal como positiva na competição.

“Não tenho palavras para descrever este momento. Consegui fazer tudo o que planeei, combate a combate. Trabalhei muito para esta prova e para este resultado. Depois de no Campeonato da Europa em Lisboa não ter corrido tão bem, hoje foi tudo como planeei. Esta prova tem um peso especial. É uma grande competição em Portugal. É o Judo Nacional a crescer. Muitas pessoas só me viram lutar na televisão e hoje tiveram a oportunidade de me ver ao mais alto nível. Entrei na prova com aquele ‘feeling’ e com o público a puxar por mim, dei tudo o que tinha para dar uma alegria e felicidade aos portugueses que me apoiaram. Comecei o ano em grande e espero muitos ouros.”

Jorge Fonseca venceu na sequência o mongol Khangal Odbaatar, o georgiano Giorgi Beriashvili, o norte-americano L.A. Smith III e, na final, o suíço Daniel Eich. Após chegar ao lugar mais alto do pódio a lutar em casa, o judoca do Sporting já projetou a próxima meta. “Quero ser campeão do mundo, que é o meu grande objetivo, e campeão da Europa também, pois nunca fui. Só o fui em sub-23. São os meus grandes objetivos e ambição”, afirmou logo após superar o suíço David Eich.

Pedro Soares, treinador da Seleção Nacional, destacou o “talento” do judoca português na conquista do ouro este domingo.

“A vitória do Jorge tem um sabor muito especial por ser um feito histórico ao ser conquistada no primeiro Grand Prix que Portugal organiza. Ser o país anfitrião de um evento desta dimensão já é histórico e com as medalhas que conquistámos, ainda mais histórico se torna. O talento do Jorge e a nossa estratégia levaram a esta conquista, apesar de não estarmos preparados para vencer, fruto da longa paragem que o Jorge teve”, avaliou.

Além do ouro com Jorge Fonseca, o ​​​​​​​GP Portugal reservou à Seleção Portuguesa uma medalha de ouro, por Carolina Costa (-48 kg), e duas de bronze, por Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Judo

Quebrar uma barreira, ganhar uma medalha. Se a carreira desportiva de Telma Monteiro fosse aritmética simples, a fórmula estava encontrada. A melhor judoca portuguesa...

Adaptado

A judoca portuguesa Joana Santos (-57 kg) conquistou esta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, no Brasil....

Judo

ATUALIZADA ÀS 14H49 A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a primeira medalha para Portugal nos Europeus que decorrem na Arena Armeets, em...

Judo

A judoca portuguesa, Telma Monteiro (-57kg), foi eliminada esta sexta-feira, pela alemã Pauline Starke, no primeiro combate dos Europeus de Judo, em Sófia. Em...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.