Duas vezes campeão nacional (Juvenil e Júnior), Tiago Duarte será o representante masculino de Portugal na Premier League Matosinhos, competição acontece entre os dias 22 a 24 de abril, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. O atleta do Sporting, que sonha um dia ser o melhor de sempre, é esperança de bons resultados na prova do Circuito Mundial de Karaté da World Karate Federation, cuja organização é da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P). O evento vai reunir 400 atletas de 50 países. No feminino, representa Portugal Patrícia Esparteiro.
Apesar de viver boa fase e vindo de um honroso 5.º lugar na Karate1 Series A – Pamplona 2022, no fim de janeiro passado, Tiago Duarte mantém a estratégia de só prometer aquilo que está ao seu alcance. “O esperado para está prova é igual ao que espero de outra qualquer, que é dar o meu melhor e focar-me naquilo que eu consigo controlar. Para mim, um bom resultado é conseguir desempenhar o meu papel a 100% e saber que dei o meu melhor”, afirmou à SportMagazine, sem promessas.
Sobre a competição em Itália, onde teve um resultado de destaque, o jovem karateca de 19 anos recordou que fez “uma grande prova”, e que “o resultado foi fantástico”, porém preferiu deixa o feito no passado. “No karaté tanto podemos ganhar num dia e perder no a seguir, por isso agora estou focado em conseguir dar o melhor nesta prova [em Matosinhos] e sentir-me bem em consegui-lo”, disse.
Tiago Duarte divide a rotina de treinos e competições com os estudos. Está atualmente a cursar Ciências da Nutrição. “E tenho feito em regime parcial para poder treinar”, observou. A dez dias da próxima competição, o atleta português, 33º lugar do ranking mundial na categoria Kumite -75kg, mantém a intensa rotina de seis a sete treinos por semana.
Atleta sob as orientações de Hugo Pedro, treinador com cerca de três décadas de experiência no karaté, Tiago Duarte ressaltou a importância do acompanhamento técnico para a sua evolução.
“O Hugo foi o treinador que me acompanhou desde o início. E foi e é um fator muito importante para o meu desenvolvimento enquanto atleta. Nas provas é também muito decisivo, especialmente nas mais importantes”, pontuou o atleta do Sporting, que ainda tem exemplo da mãe, Ana Cláudia, que ex-karateca e atualmente treinadora.
“Para mim é um orgulho ter uma mãe que pratica a mesma modalidade que eu pois podemos partilhar vários momentos juntos e discutir o mesmo assunto é para mim isso é muito gratificante”, garantiu o atleta, que ainda tem também o irmão, Rafael Duarte, um ano mais novo, na categoria kumite.
Sobre os planos para o futuro, Tiago Duarte afirmou que sonha em ir longe. “Desde que comecei a fazer karaté que tenho o sonho de estar entre os melhores de sempre. Desde pequenino que ambiciono ser campeão do mundo”, disse. “A curto prazo tenciono focar-me nas provas que faltam até ao final da época, ainda vou participar em mais uma Premier League e em princípio em mais uma Série A”, acrescentou sobre os próximos desafios.