O belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinil) alcançou este domingo pela segunda vez a Volta ao Algarve. Antes já havia subido ao lugar mais alto do pódio em 2020. O ciclista de 22 anos ficou com a Camisola Amarela Turismo do Algarve, mas também a Branca IPDJ, símbolo da classificação da juventude.
Evenepoel somou o segundo triunfo na algarvia seguido pelo norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e pelo colombiano Daniel Martínez (INEOS), segundo e terceiro classificado respetivamente.
“Queria voltar [ao Algarve] e fazer o mesmo que há dois anos e estou feliz por o ter conseguido. Sabia que esta semana o contrarrelógio era o mais importante. Ontem [sábado] dei tudo e ainda sentia hoje [o esforço] nas pernas. Mas quando nos aproximámos da última subida, o Louis [Vervaeke] e os companheiros fizeram um grande trabalho”, afirmou o campeão de 2022 em declarações à organização da competição.
A quinta e última etapa, disputada em 173 quilómetros entre Lagoa e o alto do Malhão, em Loulé, foi vencida pelo colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe). Ele venceu a prova em 4:14.53 horas, seguido pelo compatriota Daniel Martínez (INEOS) pelo norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates).