14 de Abril 2024 22:20
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ciclismo

50.ª Volta ao Algarve em bicicleta vai terminar no Alto do Malhão e tem contra-relógio em Albufeira

Vencedores de 2023 | Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

O programa completo da 50.ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta serão apresentadas, amanhã, quinta-feira (1 de fevereiro), pelas 11h00, no Auditório do Turismo do Algarve, em Faro, mas já são conhecidas algumas novidades: a primeira etapa termina em Lagos, haverá um contra-relógio em Albufeira e a edição 50 terminará no Alto do Malhão.

A prova, que se realiza de 14 e 18 de fevereiro, “é a única corrida portuguesa de ciclismo por etapas que integra o circuito internacional UCI ProSeries”, recorda, em nota enviada às redações, a Federação de Ciclismo de Portugal (FPC), acrescentando que as botas de ouro da competição vão receber “13 WorldTeams, a liga dos campeões do ciclismo, assim como cerca de duas dezenas de corredores do top 100 mundial, entre os quais vencedores de grandes voltas, monumentos do ciclismo, campeões olímpicos, europeus e mundiais”, num percurso de 752,9 quilómetros e que, este ano, terá uma acumulado de elevação de 14.455 metros, distribuídos por cinco etapas, sendo que a chegada ao Malhão da Serra – era assim que era conhecida a serra que está situada a 537 metros – é o ponto alto (o local já recebeu o final da Volta ao Algarve em 2022, tendo Remco Evenepoel festejado aí sua segunda vitória na geral da prova portuguesa).

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Nove equipas lusas presentes

“A Volta ao Algarve é a melhor oportunidade para as equipas portuguesas competirem no mesmo pelotão das principais equipas do pelotão internacional, motivo pelo qual as nove formações continentais registados em Portugal para 2024 estarão na linha de partida para a 50.ª edição da corrida”, destacam os organizadores da competição. Eis as equipas participantes:

WorldTeams
Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Arkea-B&B Hotels (França), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), BORA-hansgrohe (Alemanha), EF Education-EasyPost (EUA), Groupama-FDJ (França), INEOS Grenadiers (Reino Unido), Intermarché-Wanty (Bélgica), Lidl-Trek (EUA), Soudal Quick-Step (Bélgica), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos), UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos) e Visma | Lease a Bike (Países Baixos)

ProTeams
Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Tudor Pro Cycling (Suíça) e Uno-X Pro Cycling Team (Noruega)

Equipas Continentais
ABTF Betão-Feirense (Portugal), AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense (Portugal), Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (Portugal), Credibom-LA Alumínios-Marcos Car (Portugal), Efapel Cycling (Portugal), Kelly-Simoldes-UDO (Portugal), Rádio Popular-Paredes-Boavista (Portugal), Sabgal-Anicolor (Portugal) e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (Portugal).

 

Daniel Martínez venceu em 2023

Em 2023, o vencedor da 49.ª Volta ao Algarve foi o colombiano Daniel Martínez (INEOS Grenadiers). O britânico da DSM, Oscar Onley, segurou a Camisola Branca IPDJ, terminando a corrida como vencedor da classificação da juventude. Kasper Asgreen (Souda Quick-Step) conquistou a Camisola Azul Cyclin’Portugal (montanha) e Magnus Cort Nielsen (EF Education-EasyPost) a Verde Crédito Agrícola (pontos).

Por: Pedro Silva
Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

O ciclista Iúri Leitão terminou entre os cinco primeiros na prova de omnium masculino da Taça das Nações de Pista, que decorre em Milton,...

Ciclismo

Ana Santos estreou-se na primeira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, que está a decorrer em Mairiporã, no Brasil, com um...

Ciclismo

A portuguesa Maria Martins terminou em nono a prova feminina de eliminação da Taça das Nações de ciclismo de pista, que decorreu em Milton,...

Ciclismo

A seleção nacional de Pista vai competir, este fim de semana, na terceira prova da Taça das Nações, que terá lugar em Milton, no...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.