4 de Outubro 2022 23:57
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

Pela terceira vez: Fabio Jakobsen vence a primeira etapa da 48.ª Volta ao Algarve

Fabio Jakobsen venceu a primeira etapa da Volta ao Algarve. Foto: Volta ao Algarve/Twitter

Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), dos Países Baixos, venceu esta quarta-feira a primeira etapa da 48.ª Volta ao Algarve. É a terceira vez consecutiva que o neerlandês triunfou na corrida (antes em 2019 e 2020 – em 2021 não houve a competição devido à pandemia). Rui Oliveira (da UAE Emirates) foi o melhor português classificado, no quinto posto.

A primeira etapa da Volta ao Algarve aconteceu entre Portimão e Lagos, com 199,1 quilómetros percorridos. Completaram o pódio, o francês Bryan Coquard (Cofidis) e Alexander Krtistoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), segundo e terceiro, respetivamente.

O alemão Jordi Meeus (Bora-hansgrohe) chegou a ser o segundo a cortar a meta, mas acabou relegado por sprint irregular. Com isso, Rui Oliveira acabou por ganhar mais uma posição ao final da corrida.

A prova também foi marcada por duas quedas coletivas. A primeira a 35 quilómetros da meta a deixar o pelotão reduzido a menos da metade. A segunda, a 12 quilómetros da meta, a voltar a “cortar” o pelotão, já em novo momento de alta velocidade, a caminho do sprint em Lagos.

Satisfeito com o desempenho na primeira prova da Volta ao Algarve, Fabio Jakobsen comemorou a vitória em equipa obtida esta tarde.

“Tenho de agradecer o trabalho de toda a equipa. Sem os meus companheiros não poderia vencer, foram eles que me colocaram numa posição perfeita para o sprint. Depois foi um bom esforço de 20 segundos. Estou muito feliz por conseguir uma nova vitória em Lagos. Conheço esta chegada muito bem, já aqui ganhei duas vezes, e fizemos também um estágio no Algarve, onde reconhecemos as etapas da corrida. Colocámo-nos muito bem na última subida antes da entrada em Lagos”, explicou Fabio Jakobsen em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A segunda etapa acontece esta quinta-feira nos 182,4 quilómetros que vão ligar Albufeira ao alto da Fóia (Monchique).

Foto: FPC

Classificação da primeira etapa:
1. Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team)
2. Bryan Coquard (Cofidis)
3. Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux)
4. Michele Gazzoli (Astana Qazaqstan Team)
5. Rui Oliveira (da UAE Emirates)

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

Os ciclistas Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos) e Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team) sagraram-se, este domingo, campeões nacionais de Cross Country Olímpico (XCO)...

Ciclismo

O Campeonato do Mundo de Estrada decorre em Wollongong, na Austrália. Os cinco portugueses em prova – António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, José...

Ciclismo

A ilha de Santa Maria, nos Açores, recebe, este sábado, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Enduro. A Taça de...

Ciclismo

Gonçalo Tavares e António Morgado representaram Portugal no contrarrelógio para juniores do Campeonato do Mundo de Estrada, em Wollongong, Austrália. Ambos os corredores terminaram...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.