A Seleção Nacional de canoagem vai entrar numa competição internacional pela segunda vez no espaço de uma semana. Após a Taça do Mundo I de velocidade, na República Checa, entre a passada sexta-feira e domingo, onde arrecadou quatro medalhas, entre elas o ouro de Fernando Pimenta em K1 1000 metros, Portugal participa agora na Taça do Mundo de velocidade II, em Poznan, na Polónia, entre esta quinta-feira e domingo.
Hélio Lucas, selecionador nacional, falou com a SportMagazine e explica o contexto da Seleção Nacional nesta prova.
“É lógico que depois do que aconteceu na República Checa, os jogadores estão motivados. As coisas correm bem, mas é procurar analisar bem as coisas e as outras equipas”, afirmou.
Aquando perguntado acerca de favoritismos, Hélio Lucas reforça que acredita na conquista de medalhas mas frisa que o facto de estarem habituados a prepararem-se para apenas um evento e competirem em dois num espaço de uma semana pode ter peso nas provas. “O objetivo passa por preparar o campeonato do Mundo no Canadá. Esta prova serve para ver como estamos, para observar os adversários, testarmos várias possibilidades”, disse.
Portugal irá participar então em 20 provas num espaço de três dias. A grande baixa entre os atletas selecionados é Norberto Mourão, atleta paralímpico, afastada da prova já na reta final de preparação por motivos de saúde.
A primeira prova é a K4 Women 500m, que decorre esta quinta-feira pelas 9h30, e tem a olímpica Teresa Portela entre as competidoras. Também esta quinta-feira estreia-se o medalhado olímpico e campeão mundial Fernando Pimenta, ma K1 Men 1000m.
O programa da Taça do Mundo II de velocidade pode ser consultado aqui.