Ricardo Machado foi eleito presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028, sucedendo a Vítor Félix, que atingiu o limite de três mandatos.
Liderando lista única, o vice-presidente responsável pelas seleções dos últimos ciclos olímpicos foi eleito com 50 votos, num colégio eleitoral com a plenitude de 100 no total.
“No dia 29 de setembro tiveram lugar, no Cais de Quebrantões, as eleições dos novos órgãos sociais da FPC para o ciclo Olímpico 2025-2028. Com apenas uma lista a votos, liderada pelo atual vice-Presidente Ricardo Machado, a afluência de delegados foi muito positiva, com mais de 50% dos votos do universo dos 100 delegados que compõem a Assembleia Geral da FPC. A nova direção da FPC, que manterá os vice-presidentes Joao Botelho e Sérgio Ferreira, apresenta um conjunto alargado de novas figuras, que prometem desenvolver um trabalho significativo neste novo ciclo olímpico que agora começa. Destaque para a presença feminina nesta nova direção, com três elementos, situação que se verifica pela primeira vez desde a génese da Federação Portuguesa de Canoagem”, vinca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Canoagem.
Desde 2012 na FPC, primeiro na equipa de Mário Santos, agora diretor-geral das modalidades do FC Porto, Ricardo Machado foi o vice-presidente para as seleções nos mandatos de Vítor Félix.
Ricardo Machado anunciou que entre as suas prioridades estão a sustentabilidade financeira da federação, alteração aos regulamentos, renovação das seleções nacionais das diversas disciplinas e tentar levar a LA-2028 o maior número de canoístas possível, assumindo o desejo de levar, ainda, dois K4.
A tomada de posse decorrerá “nos próximos dias 10 dias”, novamente em Vila Nova de Gaia, finaliza a nota da FPC.
Foto: FPC