O Dia do Treinador é celebrado pela Confederação de Treinadores de Portugal no dia 25 de setembro. Para assinalar o momento vai realizar-se, em Viana do Castelo, das 15h às 17h, a comemoração desta mesma data. A participação pode ser presencial ou por zoom, sendo que a inscrição é gratuita.
A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, ela que é a Cidade Europeia em 2023, vai ser o local exato desta comemoração, tendo uma sessão moderada por Pedro Sequeira, presidente da Confederação de Treinadores, e quatro convidados: Hélio Lucas, treinador de canoagem; Tiago Prieto, treinador de surf adaptado; Eugénia Queirós, treinadora de esgrima; e, por fim, Luís Cameira, treinador de natação.
Pedro Sequeira, presidente da Confederação e também diretor da SportMagazine, afirma que “o objetivo é festejar o dia do treinador, por exemplo como se festeja, em Portugal e noutros países outros dias interessantes”.
De recordar que, em 2019, o International Council for Coaching Excellence (ICCE) e outras três instituições finlandesas – Finnish Coaches Association, Professional Coaches of Finland SAVAL e Finnish Olympic Committee – do movimento #thankscoach institucionalizaram o Dia do Treinador a 25 de setembro no seio da União Europeia como parte integrante dos eventos #beactive da Semana Europeia do Desporto.
“Nós desde logo que aderimos, pois consideramos que é uma forma de realçar precisamente durante esse dia, a importância que o treinador tem no desenvolvimento do desporto em Portugal”, disse Pedro Sequeira, em conversa com a SportMagazine.
O presidente da Confederação de Treinador explica o porquê de um painel tão variado de treinadores, de distintas modalidades, “com experiências diferentes”. Pedro Sequeira afirma querer “passar para a sociedade o que é ser treinador, porque muitas vezes só se fala dos treinadores antes das grandes competições ou após. E aqui damos oportunidade de mostrar o que é ser treinador no seu dia a dia”.
Aquando perguntado acerca do que é ser treinador, sendo precisamente do que se trata esta comemoração, Pedro Sequeira respondeu de forma breve e assertiva.
“Ser treinador é ser responsável por uma pessoa ou um grupo de pessoas, neste caso praticantes, independentemente da modalidade. Tem a responsabilidade por ajudar no seu desenvolvimento da sua performance desportiva, seja na iniciação, seja no aperfeiçoamento. Cabe ao treinador acompanhar e ajudar no desenvolvimento. Mas, por outro lado, o treinador tem que ser sempre o educador, independentemente do nível onde está a treinar e da idade dos atletas”, disse.