A Seleção Nacional de Sub-20 Masculinos esteve impecável durante o apuramento para o Campeonato da Europa. A equipa comandada por Nuno Pereira venceu os três jogos disputados entre a sexta-feira e o domingo e garantiu a passagem direta à fase final da competição continental.
Portugal venceu Suíça, Israel e, por fim, a Alemanha, todos pela margem máxima: 3-0. Agora, a Seleção Nacional se prepara para disputar o Euro 2022 sub-20 nas cidades italianas de Vasto e Montesilvano, de 7 a 25 de setembro deste ano.
Em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Voleibol, Nuno Pereira, treinador de Portugal, não escondeu a satisfação com o desempenho apresentado, com as vitórias e a consequente qualificação.
“Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns aos atletas. Foram sempre incansáveis na representação do País. Está-lhes já no ADN a forma como se batem sempre até ao fim e eu, como treinador, sinto orgulho em ver o seu crescimento. Foi uma competição extremamente desgastante e o nosso grupo era muito equilibrado, com um nível já bem alto. Nós acabámos por ter a felicidade de conseguirmos concretizar em campo tudo o que treinámos”, afirmou o treinador.
Esta foi é a terceira geração que Nuno Pereira apurou como selecionador. Em 2020, por causa da pandemia, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) tomou a decisão de apurar as equipas pelo ranking e, com isso, Portugal ficou de fora “de maneira inglória”, destacou o treinador. “Esta qualificação direta é uma espécie de grito de revolta deste grupo”, concluiu Nuno Pereira.