O Benfica conquistou, este sábado, pela primeira vez a Supertaça feminina de voleibol, ao vencer o FC Porto, por 3-1 (16-25, 25-19, 25-23 e 25-15), em final disputada no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, que contou com perto de 1.300 pessoas nas bancadas.
As ‘águias’, vencedoras da Taça de Portugal em 2023/24, ainda perderam o primeiro ‘set’ diante das campeãs nacionais, mas recuperaram nos parciais seguintes e fecharam o encontro com 3-1.
“As benfiquistas Kyra Holt e Cansu Çetin, respectivamente com 19 e 15 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Erica Mercado, com 13, e Victória Alves, com 12, foram as portistas mais concretizadoras. Depois de ter quebrado um jejum de 50 anos na Taça de Portugal (n.d.r., (a última conquista acontecera na temporada de 1973/1974, sendo que a turma lisboeta não marcava presença numa final há 34 anos), o voleibol feminino consegue agora a primeira Supertaça para o clube da águia”, vinca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Voleibol.
As ‘encarnadas’ conquistaram assim pela primeira vez a prova, num ranking liderado pelo Castelo da Maia, com seis troféus, enquanto o FC Porto é terceiro, com quatro, logo atrás do Leixoes, que tem cinco.
Rui Moreira (treinador do SL Benfica)
“Era um troféu que o clube perseguia. Em Março deste ano fizemos história ao conquistarmos uma Taça de Portugal, uma competição que, no feminino, o clube já não vencia há 50 anos. E hoje fizemos história ao conquistarmos a Supertaça, o troféu que nunca tinha sido conquistado no feminino.
Estamos a construir uma cultura de história dentro da modalidade feminina do clube, dentro da equipa, que tem muita gente jovem e que tem de se habituar a ganhar.
Para este triunfo foi muito importante, e tem vindo a ser excelente, o trabalho do psicólogo da nossa equipa”
Miguel Coelho (treinador do FC Porto)
“Nós entrámos bem no jogo, mas a verdade é que, tal como já tínhamos falado na antevisão, a consistência é que é a chave no desporto que estamos a jogar. Não adianta muito uma equipa jogar muito bem um set ou um set e meio. Interessa é quem joga melhor grande parte do tempo. Fomos bons no primeiro set e depois a espaços e quando assim é não se merece ganhar. O Benfica conseguiu ser melhor durante mais tempo e aproveitou-se dos nossos erros.”
Por: Pedro Silva
Fotos: FPV e SLB