O FC Porto garantiu, esta semana, uma inédita qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões feminina de voleibol, ao afastar o Gran Canaria após a segunda mão da terceira fase. Depois de Sporting Clube de Espinho – o primeiro a disputar a Taça dos Campeões Europeus, em 1960/1961 – e Clube Académico da Trofa – a primeira equipa portuguesa de seniores femininos a disputar a actual Liga dos Campeões, em 2005/2006 -, agora é a vez da turma portuense se estrear na prova.
“A formação orientada por Miguel Coelho, que tinha vencido há uma semana no Dragão Arena o CV Gran Canária no 1.º jogo da 3.ª Ronda de Qualificação, precisava de vencer apenas dois sets em Espanha para se manter na competição mas fez ainda melhor: venceu por 2-3 as campeãs espanholas, relegando-as para a Taça CEV, onde irão enfrentar as polacas do LKS Commercecon Lodz. A cubana do Gran Canaria, Sulian Matienzo, com 22 pontos, e as portistas Puck Hoogers, com 21, e Victória Pinto, com 19, foram as melhores pontuadoras do jogo”, destaca, em nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Voleibol.
Esta é a primeira vez que o clube consegue o apuramento para a principal competição europeia de clubes, sendo que o conjunto portista vai integrar o Grupo C da fase de grupos, juntamente com o Vero Volley Milano, de Itália, vice-campeão da prova, e o VakifBank Istambul, da Turquia, que já conquistou o título europeu por seis vezes, além das campeãs eslovenas do Calcit Kamnik.
As ‘azuis e brancas’ abrem a fase de grupos precisamente na casa das ‘vice’ de 2023/24, em 7 de Novembro.
Por: Pedro Silva
Foto: FPV