Um dia após vencer o ATP Challenger Tour Barletta, em Itália, o português ganhou esta segunda-feira 18 posições depois da atualização esta segunda-feira do ranking da ATP. O tenista natural da Maia subiu ao 131.º lugar, o que é a melhor posição de sempre na hierarquia mundial.
Nuno Borges já havia vencido o ‘challenger’ de Antália, em dezembro de 2021. Na ocasião, avançou 25 posições no quadro da Associação dos Tenistas Profissionais, posicionando-se agora em 228.º. Agora, com os 80 pontos somados com a conquista do segundo título em singulares, em Barletta (Itália), voltou a registar um salto pessoal no ranking mundial.
Além de Borges, o tenista número 1 de Portugal, João Sousa, também subiu no ranking, ganhando duas posições, o que levou o vimaranense ao 85.º posto. Frederico Silva, por sua vez, ganhou quatro postos e agora é o 238.º.
Em contrapartida, Pedro Sousa desceu ao 295.º lugar, Gonçalo Oliveira caiu à 298.ª posição e João Domingues deixou o “top-300”, sendo agora o 344.º classificado.
No quadro feminino, Francisca Jorge, número um portuguesa na atualidade, perdeu três posições no ranking WTA e agora está na 354.ª posição. Por outro lado, Inês Murta subiu cinco posições e é a 780.ª. Matilde Jorge registou também uma subida, com os quatro lugares ganhos a permitirem à jovem, que completou recentemente 18 anos, a melhor posição de sempre no circuito profissional, com a 799.ª posição.