O dinamarquês Elmer Moller conquistou, no último fim de semana, o primeiro título challenger da carreira no Braga Open, depois de ultrapassar na final o colombiano Daniel Galán, em dois sets, no Clube de Ténis de Braga.
O jovem de 21 anos, que figura no 231.º lugar no ranking ATP, precisou de uma hora e 45 minutos para contrair o favoritismo do quinto cabeça de série (127.º) e sagrar-se campeão da sexta edição do challenger minhoto, impondo-se pelos parciais de 6-4 e 7-6 (7-4), resultado que lhe permitirá entrar, na próxima actualização, no top-200 do ranking ATP.
“Elmer Moller é o novo campeão do Braga Open, torneio do ATP Challenger Tour organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e pelo Clube de Ténis de Braga com o apoio da Câmara Municipal de Braga que permitiu ao jovem dinamarquês de 21 anos conquistar o título mais importante da carreira. Na final deste domingo, jogada nos campos cobertos como quase todo o torneio, Elmer Moller (231.º ATP) superou o mais experiente e cotado Daniel Elahi Galan (127.º, ex-56.º) com os parciais de 6-4 e 7-6(4). O primeiro encontro entre ambos foi resolvido em 1h43 e deu ao jovem natural de Arhus um sétimo título na carreira, terceiro em 2024, mas claramente o maior de todos, visto tratar-se de um primeiro no circuito secundário do ténis profissional masculino. Vindo da fase de qualificação, o semifinalista do Del Monte Lisboa Belém Open da semana passada (na altura como lucky loser) somou o décimo triunfo nesta quinzena em Portugal e nesta semana não perdeu qualquer set, batendo tenistas da craveira de Frederico Silva, Vit Kopriva (sétimo cabeça de série), Albert Ramos-Vinolas (sexto favorito e ex-top 20) e no encontro decisivo o quinto pré-designado e antigo top 60”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ténis.
Por: Pedro Silva
Foto: FPT