O tenista suíço Alexander Ritschard sagrou-se, este domingo, campeão do Lisboa Belém Open, torneio de categoria 100 do ATP Challenger Tour, ao bater na final o belga Raphael Collignon no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa.
“Victoria Jimenez Kasintseva e Alexander Ritschard conquistaram o Del Monte Lisboa Belém Open mais importante de sempre e entraram para a história do torneio combinado (ATP Challenger 100 e ITF W75) que a Federação Portuguesa de Ténis e a MP Ténis organizaram no Club Internacional de Foot-Ball entre 22 e 29 de setembro com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém”, destaca, em nota enviada às redações, a organização do torneio.
“A final masculina sorriu a Alexander Ritschard (121.º ATP), que resistiu no braço de ferro frente ao ao belga Raphael Collignon (191.º) com os parciais de 6-3, 6-7(3) e 6-3 numa bela final de 2h38. Com o Estádio CIF praticamente cheio para assistir à conclusão da oitava edição da prova, este ano a mais forte de todas por ter sido promovida à categoria 100 do ATP Challenger Tour, Alexander Ritschard precisou de vencer três encontros nos derradeiros dois dias de competição para sair com o quarto título na categoria (nono da carreira), o terceiro em 2024 na quarta decisão da temporada. Ritschard deverá instalar-se no posto 99 da hierarquia masculina, um feito para um tenista que já não é bem um novato e que assumiu na conferência de imprensa da véspera ser algo a atingir brevemente”, junta a mesma nota.
Alexander Ritschard entra na galeria de campeões do torneio composta por Oscar Otte (2017), Tommy Robredo (2018), Roberto Carballes Baena (2019), Jaume Munar (2020), Dmitry Popko (2021), Marco Cecchinato (2022) e Flavio Cobolli (2023).
No sector feminino, Jimenez Kasintseva, “antiga número um mundial no escalão de sub 18 somente com 15 anos, levantou o título júnior do Australian Open em 2020 aos 14, troféu que a lançou para a ribalta dos melhores prodígios. Nos profissionais, até hoje tinha quatro títulos W25, pelo que o Del Monte passa a ser a maior conquista”, destaca a nota da FPT.
Theo Arribage/Romain Arnoedo vencem em pares em Lisboa
O francês Theo Arribage será o parceiro de Francisco Cabral no Braga Open, mas antes de fazer a viagem até à cidade dos arcebispos sagrou-se, domingo, campeão do Del Monte Lisboa Belém Open ao lado do monegasco Romain Arneodo, ao venceram a dupla composta pelo brasileiro Fernando Romboli e pelo norte-americano George Goldhoff, por 6-2 e 6-3, em 1h06.
Francisca e Matilde vencem em pares
“Francisca Jorge e Matilde Jorge deram um toque festivo ao final da tarde deste sábado ao conquistarem pela segunda vez o título de pares no Del Monte Lisboa Belém Open, onde ergueram o 17.º título como parceiras no circuito internacional. Campeãs na terra batida lisboeta há dois anos, Francisca Jorge e Matilde Jorge voltaram a sorrir por último no Club Internacional de Foot-Ball ao vencerem a final ibérica deste sábado frente às espanholas Yvonne Cavalle-Reimers e Angela Fita Boluda em duas partidas, com os parciais de 7-6(5) e 6-4 selados em 1h38 a concluírem aquele que foi o único encontro da variante a desenrolar-se ao ar livre”, finaliza a nota da FPT.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPT