Viana do Castelo foi palco, durante quatro dias, da final a 8’ (formato em estreia) da 57.ª edição Liga dos Campeões de hóquei em patins, competição que foi ganha pelo FC Porto que, na final, disputada no Pavilhão de Monserrate, derrotou a AD Valongo, por 5-1, conquistando, assim, pela terceira vez no seu historial, a principal prova do hóquei europeu.
E, durante estes dias, foram várias as figuras de renome ligadas ao hóquei em patins que passaram pela capital do Alto Minho. Para além, claro, das melhores equipas e dos melhores praticantes da modalidade na Europa.
Os portugueses Luís Sénica (presidente do World Skate Europe) e Orlando Panza (Chairman da World Skate Europe Rink Hockey) foram alguns dos elementos que estiveram presentes na final, que contou com a presença, entre outros, de Tó Neves (o atual treinador do HC Braga comentou a partida para a Antena 1), Luís Botelho (presidente do HC Braga), Tiago Alvadia (presidente da AD Juventude de Viana) e muitos antigos hoquistas que representaram, para além das equipas que chegaram à final, vários conjuntos lusos, destacando-se um forte contingente de ex-atletas de clubes minhotos.
Luís Sénica e um «tremendo sucesso»
No final da prova, Luís Sénica considerou a prova «um tremendo sucesso», tendo-se mostrado feliz por Viana do Castelo ter acolhido uma final «totalmente portuguesa», elogiando, ainda, o ambiente de «fair-play» entre todos.
«Viana do Castelo acolheu, de forma fantástica, a família do hóquei. A organização e todas as pessoas envolvidas estão de parabéns», vincou Luís Sénica, depois de cumprimentar Ricardo Rego, vereador do Desporto da Câmara de Viana, e um dos rostos mais “visíveis” da Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.
*por Pedro Silva*