A Seleção Nacional de futsal masculino conheceu esta quinta-feira os adversários da ronda principal de qualificação para o Campeonato do Mundo. A equipa comandada por Jorge Braz estará no grupo 4 e vai defrontar a Bielorrússia e a Lituânia, determinou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon.
Portugal, campeã mundial em título, defrontará os dois adversários em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff.
Para Jorge Braz, o sorteio sinaliza que Portugal terá jogos equilibrados. O treinador, em entrevista à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) também descartou favoritismo da equipa nacional.
“Ao olhar para este sorteio e para todos os grupos, é difícil perspetivar jogos que serão desequilibrados. Há equipas que são favoritas, mas haverá complicações para toda a gente e nós, com Bielorrúsia e Lituânia, não seremos exceção. A Lituânia competiu bem na fase de grupos do Mundial e estão a evoluir muito. A Bielorrússia é uma equipa que está sempre na discussão para estar nas fases finais e lembramo-nos muito bem da dificuldade que tivemos em vencê-los na Póvoa de Varzim, em 2020”, afirmou Jorge Braz.
A ronda principal começará a ser disputada até o dia 8 de março do próximo ano, com datas ainda a serem definidas. A competição contará com 36 seleções distribuídas por 12 grupos de três equipas. O playoff da ronda principal ocorrerá entre os dias 10 e 19 de abril de 2023.
“Acima de tudo, temos um respeito enorme por ambas as Seleções. Vamos prepararmo-nos muito bem para estes quatro jogos, casa e fora, para vencermos o grupo e para estarmos na Ronda de Elite. Como sempre digo, vamos olhar para o nosso trabalho, para a nossa preparação, organizarmo-nos muito bem para quando chegarmos aos jogos estarmos no nosso melhor nível. Queremos impor o nosso favoritismo e o colocar em campo toda a nossa vontade em estar na fase seguinte”
Portugal esteve representado no sorteio por Pedro Dias, Diretor da FPF, Jorge Braz, Selecionador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.
Eis a composição de todos os grupos:
Ronda Principal
Grupo 1 – Espanha, Moldávia e Chipre
Grupo 2 – Geórgia, Bélgica e Áustria
Grupo 3 – Chéquia, Bósnia e Herzegovina e Arménia
Grupo 4 – Portugal, Bielorrússia e Lituânia
Grupo 5 – Cazaquistão, Eslovénia e Montenegro
Grupo 6 – Azerbaijão, Polónia e Grécia
Grupo 7 – Croácia, Hungria e Israel
Grupo 8 – Finlândia, Roménia e Dinamarca
Grupo 9 – Sérvia, França e Noruega
Grupo 10 – Itália, Macedónia do Norte e Suécia
Grupo 11 – Ucrânia, Países Baixos e Kosovo
Grupo 12 – Eslováquia, Letónia e Alemanha