5 de Fevereiro 2023 04:44
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

Joana Monteiro e a busca pela evolução em Munique 2022: “Aproveito esta oportunidade como se fosse a última”Exclusivo 

Joana Monteiro, ciclista portuguesa a competir em Munique 2022. Foto: Joana Monteiro/Instagram

Com dez títulos nacionais no currículo, a ciclista Joana Monteiro chega ao segundo Campeonato da Europa motivada como nunca. A atleta do Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde faz uma temporada bastante regular, com regresso às vitórias internacionais e boas participações que a fizeram regressar à Seleção Nacional. A atleta falamalicense será, no sábado, pelas 11h00, a única representante a vestir as cores nacionais no XCO feminino em Munique 2022.

Atual líder da Taça de Portugal, Joana Monteiro alcançou, por exemplo, recentemente, um honroso 12º lutar no Campeonato da Europa Cross Country Curto (XCC) e o inédito 8º lugar para o país Campeonato da Europa Team Relay (XCR).

“Foi o primeiro Europeu de XCC e fui com o objetivo de um top-10. Apesar de ter ficado dois lugares abaixo do desejado, penso que é um bom ponto de partida para futuramente melhorar. Em relação ao XCR, tínhamos uma boa equipa e acabámos por juntos conseguir um bom lugar para Portugal. Se não estou em erro, o melhor de sempre nesta disciplina”, destacou.

Na primeira participação em Campeonatos da Europeu, em 2018, de XCO, disputado em Glasgow, na Escócia, Joana Monteiro foi a 30.ª na corrida feminina. “Em relação a este Europeu ainda não tenho confirmação de quem estará presente, mas gostaria de estar entre as 30-35 melhores”, afirmou.

Foto: FPC

Há poucas semanas, Joana Monteiro terminou a Taça do Mundo de Lenzerheide na 69.ª posição. No início deste mês, sofreu uma queda e terminou na 52.ª posição o MTB World Cup – Vallnord, em Espanha.

“Este ano infelizmente só consegui estar presente em duas provas do circuito Mundial, em Lenzerheide tive uma indisposição e em Andorra tive uma queda, em nenhumas delas consegui estar a 100% por isso estou sem referências. Sei que trabalhei bem para fazer melhor, mas nem sempre sai como queremos”, ponderou Joana, que apesar dos problemas recentes, garante estar pronta para o Europeu. “Sim, fisicamente estou bem, mas psicologicamente também, o que no desporto de alta competição é um fator muito importante”, ressaltou.

Treinada pelo companheiro e campeoníssimo Mário Costa, também presente no Europeu, Joana Monteiro, oito vezes campeã nacional XCO, uma vez campeã nacional Estrada e este ano tendo conquistado a primeira maratona BTT (XCM) na categoria de elite, a ciclista de 27 anos vive, na avaliação do seu treinador, um momento de retomada na carreira.

“A Joana está a passar por um processo de recuperação depois de alguns anos a lutar contra um problema de visão. Finalmente, está a conseguir recuperar e vai em fase ascendente. Voltou a sentir-se competitiva e a representar Portugal. Isso deu-lhe um boost interessante e espero que em Munique se consiga superar e fazer a sua melhor performance da temporada”, disse Mário Costa.

“É sempre um orgulho para mim representar o meu país. Trabalho arduamente para evoluir, faço o meu melhor para preparar as competições para no dia correr tudo perfeito e orgulhar todos os portugueses, mas tendo em conta que não tenho tido muitas oportunidades de o fazer, aproveito esta oportunidade como se fosse a última. E é certo que sábado darei o melhor que conseguir”, garantiu Joana Monteiro.

Recorde-se que o ciclismo conquistou em Munique a medalha de ouro em scratch masculino com Iúri Leitão. O mesmo atleta por muito pouco não regressou ao pódio esta terça-feira. Em dupla com Diogo Narciso, a equipa nacional terminou em quarto lugar a prova de Madison no Campeonato da Europa de Pista.

Mário Costa, além de atleta da Seleção Nacional, é também treinador de Joana Monteiro. Foto: FPC

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

A época nacional de ciclismo de estrada inicia, no próximo fim de semana, na região de Aveiro. No sábado, as equipas e o calendário...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este sábado, o fim da primeira fase da época de ciclismo de pista com o Troféu Sunlive. A...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este fim de semana, os primeiros campeonatos nacionais de 2023. Já os títulos nacionais de ciclocrosse disputam-se no...

Ciclismo

O ciclista João Benta anunciou, esta quarta-feira, que vai fazer uma pausa na sua carreira desportiva. Na sua página de Facebook, o atleta afirma...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.