20 de Maio 2022 01:47
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

Joana Monteiro alcança 10.º título nacional: “Não era o meu plano estar aqui, mas…”

Joana Monteiro, ciclista portuguesa. Foto: FPC

Líder da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), a ciclista Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) alcançou este domingo o 10.º título nacional na carreira ao conquistar a sua primeira maratona BTT (XCM) na categoria de elite. Em masculinos, venceu a corrida, disputada em Estremoz, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

Treinada pelo companheiro e campeoníssimo Mário Costa, Joana Monteiro é uma figura nacional do XCO e do ciclocrosse, mas marcou presença no XCM e teve sucesso. A atleta de 27 anos superou Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team) para completar os 75 quilómetros com a marca de 3h47m10s. As duas rivais gastaram mais 8m30s – tempo igual.

“Não o era o meu plano estar aqui, mas acabei por decidir estar cá. O último campeonato nacional de maratonas que fiz há dois anos e consegui o quarto lugar. Por isso, um dos objetivos aqui era ganhar ou fazer pódio. Na verdade, ganhei e acabou por ser bastante bom. Estou contente porque hoje consegui o meu décimo título de campeã nacional nas vertentes do ciclismo. Acho que é um bom feito”, afirmou Joana Monteiro, aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em masculinos, Tiago Ferreira alcançou o sétimo título nacional na prova de 95 quilómetros, com 2500 metros de acumulado de subida, em plena serra D’Ossa. Adepto das dificuldades para poder fazer a diferença, Tiago Ferreira revelou a superioridade.

“Era um percurso bastante bem traçado, bastante bem pensado pela organização, digno de um campeonato nacional porque era uma prova onde se podia mostrar as qualidades físicas de um atleta. A prova acabou por fazer uma seleção natural, não houve nenhum ataque, nada desse género, e rapidamente se fez uma seleção um grupo de três quatro atletas. Passada a parte mais dura da prova, fiquei sozinho até o final”, disse.

O atleta viseense completou a corrida em 3h49m23s, à frente do então campeão em título Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com mais 6m54s. Fechou o pódio, a 7m01s do vencedor, Filipe Ramos (Guilhabreu BTT).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Adaptado

O ciclista português Luís Costa conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze no contrarrelógio da Taça do Mundo de Paraciclismo. A competição foi disputada...

Ciclismo

A primeira etapa da Corrida da Paz foi disputada esta quinta-feira, com início e fim em Litomerice, na República Checa. António Morgado, ciclista português,...

Ciclismo

A Volta a Itália arranca, esta sexta-feira, com início em Budapeste. Será a 105ª edição da prova, que tem fim em Verona, no dia...

Adaptado

Portugal conquistou esta quarta-feira a segunda medalha Jogos Surdolímpicos disputados em Caxias do Sul, no Brasil. Após a conquista da medalha de ouro de...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.