23 de Maio 2024 12:20
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ciclismo

Joana Monteiro alcança 10.º título nacional: “Não era o meu plano estar aqui, mas…”

Joana Monteiro, ciclista portuguesa. Foto: FPC

Líder da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), a ciclista Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) alcançou este domingo o 10.º título nacional na carreira ao conquistar a sua primeira maratona BTT (XCM) na categoria de elite. Em masculinos, venceu a corrida, disputada em Estremoz, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

Treinada pelo companheiro e campeoníssimo Mário Costa, Joana Monteiro é uma figura nacional do XCO e do ciclocrosse, mas marcou presença no XCM e teve sucesso. A atleta de 27 anos superou Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team) para completar os 75 quilómetros com a marca de 3h47m10s. As duas rivais gastaram mais 8m30s – tempo igual.

“Não o era o meu plano estar aqui, mas acabei por decidir estar cá. O último campeonato nacional de maratonas que fiz há dois anos e consegui o quarto lugar. Por isso, um dos objetivos aqui era ganhar ou fazer pódio. Na verdade, ganhei e acabou por ser bastante bom. Estou contente porque hoje consegui o meu décimo título de campeã nacional nas vertentes do ciclismo. Acho que é um bom feito”, afirmou Joana Monteiro, aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em masculinos, Tiago Ferreira alcançou o sétimo título nacional na prova de 95 quilómetros, com 2500 metros de acumulado de subida, em plena serra D’Ossa. Adepto das dificuldades para poder fazer a diferença, Tiago Ferreira revelou a superioridade.

“Era um percurso bastante bem traçado, bastante bem pensado pela organização, digno de um campeonato nacional porque era uma prova onde se podia mostrar as qualidades físicas de um atleta. A prova acabou por fazer uma seleção natural, não houve nenhum ataque, nada desse género, e rapidamente se fez uma seleção um grupo de três quatro atletas. Passada a parte mais dura da prova, fiquei sozinho até o final”, disse.

O atleta viseense completou a corrida em 3h49m23s, à frente do então campeão em título Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com mais 6m54s. Fechou o pódio, a 7m01s do vencedor, Filipe Ramos (Guilhabreu BTT).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

O paralímpico português Telmo Pinão terminou, no último fim de semana, na prova de fundo de classe C2 na etapa italiana da Taça do...

Ciclismo

A seleção nacional de ciclismo estará representada por dois corredores no Campeonato do Mundo de BMX, que se realiza em Rock Hill, Carolina do...

Ciclismo

Pedro Martins, presidente da Associação de Ciclismo da Beira Alta, e Sandro Araújo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, vão concorrer com Delmino Pereira...

Ciclismo

A seleção nacional feminina esteve em destaque no Prémio de Ciclismo San Isidro – Troféu Blanco Villar, na Galiza. Raquel Dias venceu a prova...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.