25 de Novembro 2024 23:28
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ciclismo

Joana Monteiro alcança 10.º título nacional: “Não era o meu plano estar aqui, mas…”

Joana Monteiro, ciclista portuguesa. Foto: FPC

Líder da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), a ciclista Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) alcançou este domingo o 10.º título nacional na carreira ao conquistar a sua primeira maratona BTT (XCM) na categoria de elite. Em masculinos, venceu a corrida, disputada em Estremoz, Tiago Ferreira (DMT Racing Team).

Treinada pelo companheiro e campeoníssimo Mário Costa, Joana Monteiro é uma figura nacional do XCO e do ciclocrosse, mas marcou presença no XCM e teve sucesso. A atleta de 27 anos superou Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team) para completar os 75 quilómetros com a marca de 3h47m10s. As duas rivais gastaram mais 8m30s – tempo igual.

“Não o era o meu plano estar aqui, mas acabei por decidir estar cá. O último campeonato nacional de maratonas que fiz há dois anos e consegui o quarto lugar. Por isso, um dos objetivos aqui era ganhar ou fazer pódio. Na verdade, ganhei e acabou por ser bastante bom. Estou contente porque hoje consegui o meu décimo título de campeã nacional nas vertentes do ciclismo. Acho que é um bom feito”, afirmou Joana Monteiro, aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Em masculinos, Tiago Ferreira alcançou o sétimo título nacional na prova de 95 quilómetros, com 2500 metros de acumulado de subida, em plena serra D’Ossa. Adepto das dificuldades para poder fazer a diferença, Tiago Ferreira revelou a superioridade.

“Era um percurso bastante bem traçado, bastante bem pensado pela organização, digno de um campeonato nacional porque era uma prova onde se podia mostrar as qualidades físicas de um atleta. A prova acabou por fazer uma seleção natural, não houve nenhum ataque, nada desse género, e rapidamente se fez uma seleção um grupo de três quatro atletas. Passada a parte mais dura da prova, fiquei sozinho até o final”, disse.

O atleta viseense completou a corrida em 3h49m23s, à frente do então campeão em título Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com mais 6m54s. Fechou o pódio, a 7m01s do vencedor, Filipe Ramos (Guilhabreu BTT).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai entrar na fase decisiva, já este fim de semana, com as terceira e quarta provas pontuáveis, em...

Ciclismo

O novo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, prometeu, após a tomada de posse líder do organismo para o quadriénio 2024-2028, “trabalho,...

Ciclismo

O antigo ciclista Cândido Barbosa venceu as eleições na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que vai liderar nos próximos quatro anos, derrotando Sandro Araújo...

Ciclismo

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) assinaram, na manhã de hoje, a renovação do protocolo de aplicação do...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.