4 de Fevereiro 2023 04:58
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ténis de Mesa

Inês Matos celebra melhor classificação da Seleção no Mundial e encontro com número 1 do ranking: “Ainda parece mentira…”Exclusivo 

Inês Matos completou 18 anos durante o Mundial. Foto: ITTF

Mais jovem atleta da equipa nacional que disputou e fez história no Campeonato do Mundo de equipas, que decorreu até o último fim de semana na China, Inês Matos celebrou no regresso a Portugal a melhor participação de sempre da Seleção Nacional feminina na competição. A equipa comandada por Xie Juan chegou de maneira inédita aos quartos de final. E só parou diante da equipa anfitriã – e campeã do Mundial -, composta, por exemplo, pelas três primeiras atletas do ranking mundial.

E foi precisamente com a número 1 do mundo, Yingsha Sun, que Inês Matos teve a oportunidade de fazer um dos jogos mais emblemáticos da sua carreira. Acabou derrotada com a chinesa por 3-0 (11-4, 11-1, 11-3), mas soube valorizar a oportunidade de defrontar a melhor atleta do mundo na modalidade para se inspirar e evoluir.

“Foi fantástico, ainda parece mentira. Senti-me impotente perante tanta qualidade e intensidade, mas com vontade de, numa próxima vez, dar mais luta”, afirmou Inês Matos (287.ª do ranking mundial), em declaração à SportMagazine.

Apesar de jovem, Inês Matos já soma uma série de títulos nacionais nos escalões de formação e, este ano, sagrou-se pela primeira vez campeã nacional de sénior. A estrear no Mundial, esteve ao lado das olímpicas Fu Yu (17.ª) e Shao Jieni (57.ª) na histórica competição para Portugal. Atletas experientes, que ajudaram a jovem lisboeta nas provas.

“Este foi o meu primeiro Campeonato do Mundo de equipas seniores. Julgo que correu acima das expectativas da maioria das pessoas, o que é normal pois a Seleção feminina nunca tinha chegado tão longe num Mundial. As minhas duas colegas de seleção tiveram em grande forma e quando isso acontece tudo é possível, menos ganhar à China”, contou.

Na fase de grupos, Portugal perdeu com Taiwan (3-0), recuperando-se a seguir com vitórias apertadas diante da Suécia e Roménia, ambas dos 3-2. Com duas vitórias, Portugal conseguiu se classificar em 2.º lugar no grupo. Nos oitavos de final, foi a vez de defrontar a equipa de Luxemburgo e vencer por 3-1. A trajetória parou, entretanto, na fase seguinte, diante da melhor equipa do mundo (3-0). Nesta altura, Inês tinha acabado de completar seus 18 anos.

“Sim, obviamente que as adversárias me criaram dificuldade acrescidas, no entanto fico sempre satisfeita quando dou o meu melhor. Esta é uma competição que não deixa ninguém indiferente, muito menos eu que com 17/18 anos participei pela primeira vez. Alarguei os meus horizontes com atleta de alto rendimento e vivenciei experiências que certamente me ajudarão daqui para a frente”, comemorou.

Inês Matos é natural de Lisboa e mudou-se para o Porto para ficar mais perto do Centro de Alto Rendimento de Gaia, onde passou a treinar desde o ano passado. Após o título nacional com o Boa Hora FC, a atleta trocou de equipa e agora disputará competições pelo CTM Mirandela, em Portugal, e com o CTT Ganxets de Reus, em Espanha. Com um novo patamar alcançado na carreira, agora planeia os novos desafios.

“Este ano vou ter uma época muito diferente das anteriores: pela primeira vez serei atleta profissional competindo numa equipa candidata ao título da Primeira Divisão portuguesa, o CTM Mirandela, e jogarei também na Superdivisão espanhola pelo CTT Ganxets de Reus. Espero ter sucesso nestes dois novos projetos e continuar a merecer a confiança dos responsáveis pelas seleções nacionais e ajudar Portugal a fazer história no ténis de mesa”, disse.

Por fim, Inês espera uma despedida à altura da sua equipa formadora. “Sendo esta a minha última época como atleta jovem, gostava de alcançar um bom resultado para o meu clube formador, o Boa-Hora FC, no campeonato nacional de equipas sub-19”, afirmou.

Inês defrontou a número 1 mundial, a chinesa Yingsha Sun. Foto: ITTF

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

O WTT Contender decorre neste momento em Doha, no Catar, em que participa Marcos Freitas, mesatenista português. O número 34 do mundo contabilizou mais...

Ténis de Mesa

O mapa principal do WTT Contender em Doha, no Catar, começou bem para o português Marcos Freitas – 34º no ranking mundial. O mesatenista...

Ténis de Mesa

Dois dos principais mesatenistas da nova geração portuguesa continuam a dar provas de força, agora já em 2023. Na primeira competição do ano, Matilde...

Ténis de Mesa

Marcos Freitas, a maior figura do ténis de mesa português da atualidade, encontra-se, de momento, a representar a Seleção Nacional na qualificação para o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.