A Seleção Nacional de voleibol feminino foi superada este domingo, no Idrottshallen de Lund, com a Suécia e ficou com o vice-campeonato da European Silver League 2022. Ao vencer por 3-0 (25-19, 25-21 e 25-16), as suecas garantem assim a presença no European Golden League 2023.
O selecionador nacional Hugo Silva destacou o lado emocionou como fator fundamental para o revés de Portugal diante de uma Suécia irrepreensível, que se mostrou mais sólida em todos os fundamentos do jogo (41 ataques, 12 blocos e 10 ases contra 34 ataques/4 blocos/3 ases lusos).
“Estivemos uns furos abaixo do nosso normal, mas tratava-se de uma final, onde o lado mental tem um peso decisivo e fomos nós quem acusámos mais esse momento. Ainda aguentámos bem no primeiro set, mas depois, com erros de contra-ataque e recepções, possibilitámos a vitória da Suécia”, analisou o treinador, em declaração à Federação Portuguesa de Voleibol.
“Contudo, só posso estar orgulhoso do que elas fizeram, pois nada se resume a um só jogo e tenho a certeza que foi um momento de crescimento para todas, pois jogar finais não é para qualquer um e tem muito a ver com a forma de as saber jogar, mas isso só se consegue interiorizar ao passarmos por estes jogos decisivos. Contudo, não podemos deixar passar em claro a horrível organização desta final, onde tudo parecia ser feito para nos prejudicar e quer queiramos quer não isso não ajuda a dignificar finais do nível desta competição”, acrescentou.
Alexandra Lazic foi a melhor pontuadora do jogo, com 19 pontos, seguida de Isabelle Haak, com 14, e Júlia Kavalenka, com 12.