A Seleção Nacional de Seniores Femininos estreia-se na European Silver League 2023 no dia 28 de Maio, pelas 16h00, diante da Geórgia. Três dias depois, a 31 de Maio, às 15h00, as portuguesas recebem as montenegrinas, sendo os dois jogos disputados no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
De realçar que, desde o passado dia 8 de Maio, o grupo de trabalho orientado por Hugo Silva cumpre estágio, com treinos bidiários, no Municipal de Santo Tirso.
“No geral, os treinos têm corrido bem, com as atletas a procurarem entrar no ritmo. No entanto, na sua maioria, está a ser mais difícil e até mesmo penoso encaixar no processo de trabalho da Seleção Nacional. Umas porque chegaram em más condições e outras porque tal formato é mesmo novidade para elas. Mas faz parte do processo e, infelizmente, já estamos habituados, pelo que só temos que redobrar o trabalho e colocar o grupo no seu melhor. Preferia que as minhas preocupações tivessem mais a ver com o facto de como as atletas chegam ao final da época pelos seus clubes, mas a verdade é que as nossas preocupações prendem-se mais com o início da época na Seleção. Queremos com isto dizer que o volume é parte essencial do nosso processo de minimizar as lacunas no pouco tempo que temos. Quem conhece o nosso trabalho, já sabe com o que contar, mas as mais novas vão ter de aprender rápido e de preferência bem, pois precisamos de todas para atingir os nossos objetivos. A Júlia [Kavalenka] foi a última a incorporar-se [hoje] mas como ela própria já interiorizou a nossa forma de trabalhar, prepara-se melhor para o processo e para além disso, estando consciente da sua preponderância, prepara-se bem para as melhores respostas no dia-a-dia da Seleção”, salienta Hugo Silva em declarações à Federação Portuguesa de Voleibol.
Na European Silver League, Portugal, presente na Pool B, defronta a Geórgia, Montenegro (em Santo Tirso) e Ilhas Faroé (em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023). A Pool A é formada por Áustria, Estónia, Letónia e Macedónia.