20 de Maio 2022 01:23
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Hélio Lucas, o treinador mais bem-sucedido da história da canoagem portuguesaGala do Desporto 

Hélio Lucas é o treinador do canoísta Fernando Pimenta. Foto Carlos Saraiva/SM

Hélio Lucas já foi atleta, dirigente de equipa, foi também vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e coordenador nacional do desporto escolar na mesma modalidade. Entretanto, encontrou-se mesmo como treinador. Atingiu o cume do sucesso, digno a alçá-lo ao estatuto de treinador mais bem-sucedido da história da canoagem portuguesa, ao orientar o campeão mundial e medalhista olímpico por duas vezes Fernando Pimenta.

Natural de Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Hélio Lucas é a segunda figura que a SportMagazine destaca, numa série de perfis com os cinco indicados como finalistas a “Desportistas do Ano” na categoria treinador. O prémio é oferecido pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e será entregue na 25ª Gala do Desporto, que se realizará a 3 de março próximo no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

A primeira figura foi Jorge Pichardo Fundora e seguirá a seguinte sequência, um por dia, até domingo, com: Jorge Braz (futsal), Lourenço França (ginástica) e Pedro Soares (judo).

A indicação ao prémio de melhor treinador do ano chega com a naturalidade de um 2021 brilhante. Hélio viu o seu principal atleta conquistar a segunda medalha olímpica (K1 1000M), de bronze, em Tóquio 2020 (Jogos disputados no ano passado em virtude da pandemia). Fernando Pimenta foi ainda 3º lugar (K1 5000M) na Taça do Mundo da Hungria; vencedor (K1 5000M) do Campeonato Nacional de Fundo e vice-campeão (K1 1000M) do Campeonato da Europa, na Polónia.

Apesar de tais resultados, a mentalidade vencedora de Hélio Lucas segue firme já em atenção à Paris 2024. Em entrevista recente à SportMagazine, o treinador já projetou o próximo ciclo olímpico.

“Espero que haja aprendizagem para melhorar. Não estou a queixar-me. Estivemos [em 2021] sempre nos pódios, campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos. É único. No entanto, quando sentimos que não fizemos tudo, que havia estratégias mais finas que deveríamos ter acautelado, que muitos alertas deveriam ter sido tomados em conta, pensamos que podia ter sido ainda melhor. Espero que se retirem algumas conclusões úteis para o ciclo olímpico de Paris 2024, se perceba que este atleta melhor fará quanto mais o ajudarmos a fazer melhor, ou seja, a superar-se como atleta. E é nesse ponto que está o ouro”, afirmou.

“Em 2015 o Fernando conquista a primeira medalha individual em K1 e depois, em 2016, ganha duas medalhas de ouro no Campeonato da Europa. Aí eu já estava a treinar o Fernando, comecei tinha ele 12 anos. Ou seja, foram três recordes sucessivos. Em 2017 passo da equipa de homens só para treinar o Fernando e, nesse ano, ele é campeão do Mundo. Em 2018 assumo também as senhoras, que ganham o campeonato da Europa. Foi um crescendo de trabalho e de resultados. Estou há 20 anos nisto e a modalidade tem crescido sempre”, recorda o treinador.

Hélio Lucas, treinador de canoagem. Fotos: Carlos Saraiva/SM

Hélio Lucas trabalha lado a lado com Fernando Pimenta há 18 anos, “desde os 13 anos dele”, afirma com orgulho. Como treinador, já conquistou mais de uma centena de medalhas. Nem todas com o campeão mundial. Outra atleta treinada por Hélio Lucas (desde 2018), Joana Vasconcelos, obteve sucesso também em 2021: a medalha de ouro na final de K1 500 metros e o bronze nos 200 metros na Taça do Mundo.

“As contas vêm no final. Mas fico feliz, porque cada uma delas tem uma história, cada uma delas foi especial, mesmo as que não são de Ouro, as que são de Prata ou as que são de Bronze têm ali muitas horas de trabalho, muitos dias de trabalho e chego ao final e fico feliz por vê-los felizes e pelas conquistas e porque sei que trabalharam bastante para elas. Também se reflete parte da minha vida, ali, por isso é lógico que fico muito contente, muito feliz, muito orgulhoso dos feitos que o Fernando tem alcançado e agora também dos que a Joana aqui conseguiu”, afirmou Hélio Lucas em entrevista à Confederação dos Treinadores de Portugal.

Hélio Lucas é licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Fundou o Clube Náutico de Ponte de Lima, o maior do país, onde esteve até 2018. É professor de Educação Física e técnico nacional de canoagem desde 2014. Apontado como o melhor treinador de sempre deste desporto em Portugal, é candidato ao prémio “Desportistas do Ano”.

Para votar no melhor treinador do ano pode-se acessar o portal da CDP aqui.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Lenda portuguesa da paracanoagem, Norberto Mourão, transmontano natural de Quintelas, na freguesia de Mondrões, Vila Real, aproxima-se do primeiro desafio da temporada: a Taça...

Canoagem

Acontece entre os dias 8 e 15 de maio mais uma edição do Fórum de Treinadores de Canoagem. O evento, organizado pela Faculdade de...

Cursos e Congressos

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) confirmou esta quarta-feira a organização do primeiro Congresso Nacional do Desporto. A entidade informou que pretende, pela...

Canoagem

A canoísta portuguesa Teresa Portela renovou esta terça-feira o contrato com o Benfica até 2024. A buscar a quinta participação nos Jogos Olímpicos, sendo...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.