4 de Fevereiro 2023 15:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ginástica

Filipa Martins participa apenas das paralelas nos Europeus e treinador lamenta “abalo” por lesão no péExclusivo 

Filipe Martins, ginasta portuguesa, a treinar em Munique. Foto: Filippo Tomasi / FGP

Principal ginasta portuguesa, a experiente Filipe Martins, 26 anos, chega aos Campeonatos da Europa, em Munique, com um antigo problema que a acompanha desde abril: as dores no pé. Foi ainda com essa lesão que a atleta do Acro Clube da Maia conquistou, no passado mês de junho, a medalha de bronze nos Jogos do Mediterrâneo, em Oran. Entretanto, numa competição de nível superior, a lesão pode-se tornar um impeditivo para que as chances de um pódio – ou até de uma final – seja repetido na Alemanha.

Em breve conversa com a SportMagazine sobre as expetativas para a prova de Filipe Martins, o selecionador nacional José Ferreirinha contou esta quarta-feira que a atleta “está um pouco diminuída com aquele problema no pé que não está resolvido” e, em tom pouco otimista, afirmou que “aqui só vai competir nas paralelas. Vamos ver…”. A competição europeia tem já início esta quinta-feira.

Questionado sobre as possibilidades de Filipa Martins avançar a uma final, José Ferreirinha foi realista. “Em situação normal, se estivesse tudo bem, era possível. Mas ela está um pouco abalada com essa situação que não se resolve, mas vamos ver”, disse.

Além da recente medalha de bronze em Oran, Filipa Martins conta com cinco medalhas em Taças do Mundo – três de bronze, uma de prata e uma de ouro. Em 2021, no Campeonato da Europa, a atleta fez história, nas paralelas assimétricas, ao introduzir um novo elemento técnico no código internacional de pontuação, o mesmo que a levou à medalha de bronze nos Jogos do Mediterrâneo e que, seguramente, a atleta tentará repetir em Munique.

Além de Filipa, a Seleção Nacional de Ginástica Artística Feminina será representada por Lia Sobral, Mafalda Costa, Maria Mendes e Mariana Parente. A 17.ª classificada nas paralelas assimétricas de Tóquio 2020 estará presente, conforme confirmou o treinador, apenas nas paralelas assimétricas.

“Temos uma equipa com cinco ginastas, três delas vão fazer os quatro aparelhos e depois a Filipa só faz as paralelas e no outro a Maria João Mendes faz os outros três aparelhos [saltos, trave, e solo]. que não faz a Filipa. E temos uma equipa júnior também pela primeira vez, o que é bom. Todas aqui são ginastas muito jovens, tirando a Filipa Martins. São todas muito jovens e esperamos que ganhem uma boa experiência”, disse José Ferreirinha.

A equipa júnior destacada pelo treinador é composta por Catarina Carvalho, Maria Menezes, Maria Calisto e Gabriela Alves. Acompanham a comitiva lusa os treinadores José Ferreirinha, Cristina Gomes, Paula Barata e Sara Nabais, o chefe de delegação, Lineu Oliveira, os juízes Joana Carvalho e Marta Damásio e a fisioterapeuta Beatriz Almeida.

Na parte superior estão as atletas sénior, enquanto abaixo encontram-se as júnior. Foto: Federação de Ginástica de Portugal

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ginástica

A Equipa Sénior Masculina de Ginástica de Trampolins esteve presente na 26ª Gala do Desporto, realizada esta quarta-feira, no Casino Estoril, em Lisboa. Nesta...

Ginástica

Portugal perdeu esta terça-feira uma das suas referências históricas na ginastica. Aos 88 anos, faleceu o antigo olímpico Hermenegildo Candeias, que representou o país...

Ginástica

Os atletas portugueses que representaram Portugal nos Mundiais de Trampolins, em Sófia, Bulgária, foram recebidos em euforia, este domingo, no aeroporto Humberto Delgado, em...

Ginástica

A temporada da ginástica de trampolim foi singular para Portugal, em especial para dois atletas. Diogo Abreu e Pedro Ferreira colecionaram medalhas internacionais. Entre...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.