A Seleção Nacional de Seniores Masculinos apurou-se, esta quarta-feira, para o Campeonato da Europa de 2023, ao vencer o Montenegro por 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12), no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso. Ainda falta uma jornada na Pool D, frente à Islândia, no domingo. No entanto, Portugal já assegurou a presença no EuroVolley.
A Seleção Nacional vai disputar pela sétima vez (terceira consecutiva) um Campeonato da Europa. Competição esta que ainda não tem organizadores nem datas marcadas. Contudo, deverá ser disputada em Agosto/Setembro de 2023.
No que à vitória sobre o Montenegro diz respeito, Alexandre Ferreira, capitão português, foi o destaque ao pontuar por 21 ocasiões. O atleta realçou, no fim da partida, o orgulho que sente na sua equipa.
“Não se constrói nada do dia para a noite. É um grupo que teve muitas mudanças e precisava de algum tempo para se adaptar. Para além disso, tivemos alguns jogadores com limitações físicas ao longo do percurso, o que também motivou algumas alterações na equipa, mas hoje voltámos àquela que era a nossa estrutura base desde início e correu bem, com cada um a fazer o seu trabalho. Assumimos o favoritismo desde início, tivemos altos e baixos, como em Montenegro, mas hoje mostrámos que somos bem superiores. Estamos pela terceira vez consecutiva no Europeu e sinto um enorme orgulho, pois sinto que o nosso país está a crescer na modalidade e isso é o mais importante: levar bem alto o nome do nosso país noutra modalidade sem ser só o Futebol. Vamos estar três vezes consecutivas e espero vir a estar pela quarta vez”, disse.
O selecionador nacional João José destacou a intensidade do jogo e a boa exibição da formação lusa.
“O jogo acabou por ser muito intenso devido à importância que tinha. Da forma como estão a evoluir os outros grupos, se ganhássemos 3-2, até poderia ser complicado ser um dos cinco melhores segundos classificados. Mesmo no rácio de pontos eles estavam melhores do que nós. A equipa esteve muito bem, ou seja, leram bem o que o adversário ia fazer e corrigiram praticamente tudo o que não tínhamos conseguido fazer no jogo anterior”, afirmou.