18 de Maio 2022 18:26
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Diogo Cancela afirma querer “chegar mais longe” e dar mais felicidades a PortugalExclusivo 

Diogo Cancela, nadador português. Foto: Federação Portuguesa de Natação

Diogo Cancela, nadador de 18 anos, garantiu resultados impressionantes no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreu no mês passado em Coimbra. O jovem atleta paralímpico, do Louzan Nataçao/EFAPEL, bateu o recorde europeu e nacional de 200 metros mariposa, o de 400 metros livres e 200 metros estilos. Para além disto, garantiu ainda os mínimos para o campeonato do mundo de 400 metros livres, 100 metros costas e 200 metros estilos.

“Foi uma sensação muito boa, trabalhamos todos os dias arduamente e os resultados vêm ao de cima. Eu, os meus colegas e os meus treinadores ficamos muito contentes”, afirmou o atleta em entrevista à SportMagazine. “Sinto que quero chegar mais longe e trazer mais felicidades ao clube e a Portugal”, acrescentou.

A nível de treino, Diogo Cancela diz trabalhar entre duas a três vezes por dia. Começa todos os dias às 7h00, treinando também à tarde durante quatro dias da semana e fazendo ginásio em mais dois.

“A nível físico é treinar todos os dias, duas ou três vezes. A nível psicológico é tentar descansar durante a semana e focar-me na competição. No momento antes da prova, tento imaginar o que vou fazer e simulá-la na minha cabeça. A minha rotina é treino todos os dias de manhã e treino de tarde às segundas, terças, quintas e sextas e no ginásio às terças e quintas”, descreveu.

O atleta português detém ainda uma grande amizade com Camila Rebelo, sua colega de treinos, também ela atleta. A nadadora diz que Diogo é uma grande inspiração para ela, tal como Camila é uma grande inspiração para o nadador de 18 anos.

Aquando perguntado acerca dos seus objetivos e como vê o momento atual da sua carreira, Diogo Cancela afirma que pretende chegar mais longe. Em julho, o atleta aspira a realizar uma grande prestação no próximo europeu.

“A curto prazo é o europeu que é já em junho. Tentar a final dos 200 metros estilos é o objetivo. Ainda estamos longe de Paris 2024 para falar de resultados. Mas quero marcar presença e da melhor forma”, reforçou.

Nos últimos Jogos Paralímpicos, Diogo Cancela melhorou a marca nacional nos 100 metros bruços SB8 com 1.21,35 minutos, apesar de não ter garantido a presença na final. Para além disso, foi oitavo classificado nos 200 metros estilos SM8 e voltou a bater um recorde nacional. Desta vez de distância, com 2.30,08 minutos.

Foto: Federação Portuguesa de Natação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Natação

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, falou com a SportMagazine, esta quinta-feira, após a apresentação do seu livro, “O...

Atualidade

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, apresentou, esta quinta-feira, o seu novo livro, “O (des)governo do desporto em Portugal”,...

Cursos e Congressos

Aproximadamente 130 representantes de federações europeias, assim com observadores internacionais, são esperados no sábado para participar do Congresso Extraordinário LEN 2022, que decorre em...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.