4 de Fevereiro 2023 16:08
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Adaptado

Diogo Cancela afirma querer “chegar mais longe” e dar mais felicidades a PortugalExclusivo 

Diogo Cancela, nadador português. Foto: Federação Portuguesa de Natação

Diogo Cancela, nadador de 18 anos, garantiu resultados impressionantes no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreu no mês passado em Coimbra. O jovem atleta paralímpico, do Louzan Nataçao/EFAPEL, bateu o recorde europeu e nacional de 200 metros mariposa, o de 400 metros livres e 200 metros estilos. Para além disto, garantiu ainda os mínimos para o campeonato do mundo de 400 metros livres, 100 metros costas e 200 metros estilos.

“Foi uma sensação muito boa, trabalhamos todos os dias arduamente e os resultados vêm ao de cima. Eu, os meus colegas e os meus treinadores ficamos muito contentes”, afirmou o atleta em entrevista à SportMagazine. “Sinto que quero chegar mais longe e trazer mais felicidades ao clube e a Portugal”, acrescentou.

A nível de treino, Diogo Cancela diz trabalhar entre duas a três vezes por dia. Começa todos os dias às 7h00, treinando também à tarde durante quatro dias da semana e fazendo ginásio em mais dois.

“A nível físico é treinar todos os dias, duas ou três vezes. A nível psicológico é tentar descansar durante a semana e focar-me na competição. No momento antes da prova, tento imaginar o que vou fazer e simulá-la na minha cabeça. A minha rotina é treino todos os dias de manhã e treino de tarde às segundas, terças, quintas e sextas e no ginásio às terças e quintas”, descreveu.

O atleta português detém ainda uma grande amizade com Camila Rebelo, sua colega de treinos, também ela atleta. A nadadora diz que Diogo é uma grande inspiração para ela, tal como Camila é uma grande inspiração para o nadador de 18 anos.

Aquando perguntado acerca dos seus objetivos e como vê o momento atual da sua carreira, Diogo Cancela afirma que pretende chegar mais longe. Em julho, o atleta aspira a realizar uma grande prestação no próximo europeu.

“A curto prazo é o europeu que é já em junho. Tentar a final dos 200 metros estilos é o objetivo. Ainda estamos longe de Paris 2024 para falar de resultados. Mas quero marcar presença e da melhor forma”, reforçou.

Nos últimos Jogos Paralímpicos, Diogo Cancela melhorou a marca nacional nos 100 metros bruços SB8 com 1.21,35 minutos, apesar de não ter garantido a presença na final. Para além disso, foi oitavo classificado nos 200 metros estilos SM8 e voltou a bater um recorde nacional. Desta vez de distância, com 2.30,08 minutos.

Foto: Federação Portuguesa de Natação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

Diogo Ribeiro, uma das grandes promessas da natação portuguesa, esteve presente na 26ª Gala do Desporto, realizada esta quarta-feira, no Casino Estoril, em Lisboa....

Natação

A primeira competição da natação portuguesa em solo nacional em 2023 irá reunir alguns dos principais nadadores do país. A 13.ª edição do Meeting...

Natação

Terceira representante de Portugal a ir aos Jogos Olímpicos a competir na natação em águas abertas, Vânia Neves é uma das mais vitoriosas nadadoras...

Natação

Terminou no último dia 14 de janeiro um período de aproximadamente 15 dias de treinos da dupla de elite da natação portuguesa Diogo Ribeiro...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.