A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promoveu, na semana passada, mais uma edição do Football Talks, sob o lema “Desporto para Todos”, que debateu vários problemas e soluções para a saúde, inclusão, sustentabilidade e envelhecimento no desporto.
“Juntando personalidades da Sociedade Civil, responsáveis das principais Federações Desportivas do País e atletas de elite, o Football Talks + Extra Time “Desporto para Todos” constitui um convite à reflexão de forma diferenciada sobre o papel do Desporto na Sociedade e sobre alguns dos desafios e oportunidades que se lhe apresentam atualmente”, destacou, numa nota publicada no site oficial, a FPF.
No auditório principal da Cidade do Futebol, em Oeiras, dezenas de pessoas assistiram a painéis que contaram com o contributo de representantes de diversas modalidades desportivas e especialistas sobre os três temas em debate: a pegada social do desporto, a economia de longevidade e, a concluir, atletas de elite como inspiração.
Fernando Gomes, presidente da FPF, fez a abertura da conferência, tendo assinalado que o Desporto para Todos “é um desígnio de qualquer federação desportiva e que a FPF assumiu desde a primeira hora em que esta direção iniciou funções”.
“Este conceito está plasmado no âmbito do plano estratégico que lançámos em abril 2022, através dos programas inclusivos e educativos que visam levar o desporto a um maior número de pessoas e de todas as idades”, disse Fernando Gomes, salientando que “projetos como a Hora dos SuperQuinas e o Walking Football” promovem “a atividade desportiva de forma transversal porque o desporto é uma ferramenta poderosa de transformação”.
“Desporto para Todos é, pois, um lema que nos inspira e que justifica a conversa, o debate e a reflexão que neste dia nos junta, a nós homens do desporto, mas também personalidades da sociedade civil”, assinalou.
“Desporto para Todos com fair-play e desportivismo. Quisemos celebrar isso mesmo no momento em que comemoramos o 110º aniversário da FPF”, rematou ainda o líder federativo.
Na plateia, estiveram algumas caras conhecidas do futebol português, como o árbitro Artur Soares Dias, os ex-futebolistas Humberto Coelho, João Vieira Pinto, Abel Xavier, João Tomás, Jorge Andrade, Dimas e Álvaro Magalhães, o presidente da FPF, Fernando Gomes, que esteve acompanhado pelos vice-presidentes José Couceiro e Mónica Jorge.
Também os líderes do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, do Conselho de Arbitragem da FPF, José Fontelas Gomes, e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, estiveram no auditório da FPF.
Por: Pedro Silva
Foto: FPF