4 de Outubro 2022 23:17
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Camila Rebelo: dois recordes nacionais, uma final histórica e a “incrível primeira experiência” nos EuropeusExclusivo 

Camila Rebelo alcançou dois recordes em Roma 2022. Fotos: FPN/Simone Castrovillari

Se no masculino, Diogo Ribeiro é uma unanimidade como o nadador português mais promissor da atualidade, no feminino não se pode dizer que Portugal não tem também uma candidata igualmente promissora e forte. Nadadora com inúmeras conquistas e marcas recentes superadas, Camila Rebelo voltou a demonstrar todo o seu potencial ao estrear-se no Campeonato da Europa, em Roma, com dois recordes nacionais nos 100m costas e uma histórica final nos 200m a terminar a prova com o 5.º lugar.

A classificação final da nadadora natural de Coimbra iguala as melhores prestações de sempre femininas de Portugal em Europeus (Catarina Monteiro, em Glasgow 2018, nos 200m mariposa; e Tamila Holub, também este ano em Roma, nos 1.500m livres).

A atleta treinada por Vítor Ferreira e Gonçalo Neves terminou os 200m costas com a sua segunda melhor marca de sempre (2.11,03) – abaixo do tempo realizado na meia-final (2.11,05 minutos) e nas eliminatórias (2.12,10 minutos). A melhor marca de sempre de Camila foi fixada recentemente nos Jogos do Mediterrâneo (2,10.41) – na ocasião, em junho passado, recorde-se, conquistou duas medalhas de ouro e bateu três recordes nacionais.

“Quando cheguei ao Campeonato da Europa, sendo o meu primeiro, tinha como objetivo fazer uma meia-final. Sabia que podia ser possível uma final, mas sair daqui com um 5.° e um 9.° é incrível para a minha primeira experiência”, destacou Camila Rebelo, em entrevista à SportMagazine.

Camila Rebelo é atleta do Louzan Natação. Foto: FPN/Simone Castrovillari

O 9.º lugar mencionado pela nadadora de 19 anos veio na prova dos 100m costas, onde bateu o recorde nacional por duas vezes no mesmo dia. Nas eliminatórias, conseguiu uma marca de 1.00,94 minutos. Na meia-final, terminou em 1.00,66, ficando a 28 centésimos de um lugar na final. De recordar que o seu recorde anterior estava fixado em 1.01,10 desde 1 de abril, em Coimbra. Camila nadou ainda os 50m costas onde ficou na 23ª posição a escassos 7 centésimos do seu recorde pessoal.

Os méritos pela evolução pessoal são compartilhados por Camila com toda os colegas e a equipa técnica, especialmente no Louzan Natação, onde treina ao lado de Gabriel Lopes, que conquistou a medalha de bronze nos 200m estilos, e o paralímpico Diogo Cancela.

“Claro que o apoio do colega de equipa que trabalha comigo todos os dias é fundamental porque ambos sabemos o quanto sofremos ao longo de dezenas de semanas, mas na Seleção toda a gente apoia toda a gente. Somos equipa, apesar de não treinarmos todos os dias. Como é óbvio, sentir toda a energia positiva é incrível”, garante Camila, que tem em mente um objetivo traçado para o futuro.

“O meu maior sonho neste momento é poder participar na melhor competição do mundo, que são os Jogos Olímpicos, e competir ao melhor nível”, afirmou.

Gabriel Lopes e a alegria compartilhada

Portugal teve a melhor prestação de sempre nos Campeonatos da Europa. Esteve em nove finais, 14 semifinais, alcançou dez recordes nacionais e duas medalhas. Companheira de treinos de Gabriel Lopes no dia a dia do Louzan Natação, Camila Rebelo esteve também em êxtase com a conquista da primeira medalha do amigo nos Campeonatos da Europa. Ela comentou a conquista e a participação da equipa nacional em Roma 2022.

“A avaliação da nossa equipa, na minha opinião, foi de longe a melhor! Estou super orgulhosa de todos e de todo o espírito de equipa que conseguimos alcançar! Obviamente, a pessoa que vou destacar é o meu colega de equipa, o Gabriel e estou completamente sem palavras… É simplesmente inesquecível o facto de o meu colega de equipa ter sido medalhado no meu primeiro europeu de absolutos. É surreal, vai ficar para sempre marcado, para sempre, e dá uma motivação extra para continuar a trabalhar”, disse a atleta que concilia o desporto com os não menos exigentes estudos no curso na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra para se tornar médica.

Camila Rebelo ao lado de Gabriel Lopes em Roma. Foto: Camila Rebelo/Reprodução Instagram

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

O Campeonato do Mundo de natação adaptada para atletas com síndrome de down foi apresentado esta segunda-feira e conta com 160 representantes de 23...

Natação

A 11ª Travessia do Rio Tua – Mirandela, realiza-se este sábado, dia 24 de setembro, no espelho de água de Mirandela, Parque Império. A...

Natação

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) solicitou, em nota pública, a abertura imediata de piscinas encerradas por questões energéticas em Portugal. A organização mostrou-se...

Natação

A nadadora Mafalda Rosa alcançou, no último sábado, um honroso sexto lugar na prova dos 10 quilómetros, no Mundial de juniores de águas abertas....

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.