Os courts do Clube de Ténis de Braga (CTB) serão palco, a partir deste sábado (dia 23), a 12.ª edição do “Braga Open – Under 12”, prova da categoria 2 do European Tennis, que, nos últimos anos, trouxe até à capital minhota um elevado número de jovens promessas do ténis mundial.
São mais de 100 atletas – 54 no setor masculino e outros tantos no feminino – que vão participar na competição que termina a 30 de março. A prova, integrada no circuito internacional, «é já um clássico do ténis nacional e uma organização prestigiada do CTB», destaca o CTB, presidido por João Mota.
Este ano, o evento «vai contar com os melhores jovens tenistas de todo o Mundo, nascidos em 2012 e 2014, oriundos de 19 países: Portugal, França, Lituaânia, Alemanha, Espanha, Itália, Ucrânia, Letónia, Áustria, China, Hungria, Suíça, Bélgica, Grã-Bretanha, Austrália, Malta, Estados Unidos, Rússia e Brasil.
O “Braga Open” dos pequeninos conta com 17 tenistas lusos (oito no setor masculino e nove no feminino), sendo que tanto o quadro masculino como o feminino vão acolher 32 jogadores (dado o elevado número de inscritos, será necessário realizar os respetivos ‘qualifyings’ que vão apurar oito jogadores em cada quadro que se juntam aos 18 com entrada direta, quatro wild-cards e dois lugares especiais).
Muitos nomes sonantes passaram por Braga
Já passaram por Braga em anteriores edições jovens tenistas que, posteriormente, evoluíram consideravelmente, chegando, alguns, a nível muito apreciável.
São os casos do italiano Luca Nardi (2015), que chegou a 106.º do ranking ATP, do espanhol Pedro Rodena, que esteve presente na edição de 2016, de Dyana Yastremska, da Ucrânia, que participou na edição bracarense de 2012 e que foi até ao 21.º. lugar do ranking ATP, e ainda a britânica Emma Raducano (2014) que, em 11 de julho de 2022, alcançou o 10.º lugar do WTA (Women’s Tennis Association rankings).
A entrada nos campos do CTB é livre.
Por: Pedro Silva
Foto: Clube de Ténis de Braga