A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou esta terça-feira que irá promover “por estes dias” uma reunião conjunta com as federações de Futebol, Patinagem, Voleibol, Andebol e Basquetebol, e a Liga Portugal. A iniciativa de promover uma discussão sobre o tema veio a partir de um pedido de reunião feito pela Liga Portugal, que comemorou a concretização do encontro.
“Foi com satisfação que tomámos nota da posição da APCVD, no sentido de que a discussão suscitada pela Liga Portugal sobre fenómenos de violência associada ao Desporto deveria ser mais abrangente e envolver federações de modalidades com jogos considerados de risco elevado. Dessa forma, e a pedido da APCVD, a reunião agendada para esta sexta-feira, dia 23 de setembro, foi adiada para data a agendar”, escreveu a Liga de Portugal em comunicado à imprensa.
A APCVD vai, dessa forma, atendendo ao facto da regulamentação de segurança dos recintos desportivos enquadrar o futebol profissional, o futebol não profissional e as modalidades de pavilhão, reunir conjuntamente as federações de Futebol, Patinagem, Voleibol, Andebol e Basquetebol, além da Liga Portugal.
O organismo governamental reforçou que, no evento, pretende-se, entre outros objetivos, acomodar as medidas necessárias ao cumprimento das recomendações da Nota Informativa 1/2022 – APCVD, sobre “Equilíbrio e compatibilização das componentes ‘Segurança’, ‘Proteção’ e ‘Serviços’ em espetáculos desportivos”.
Recorde-se nos últimos dias ganhou destaque no futebol português o apedrejamento ao carro da família de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. A viatura da mulher e filhos do técnico foi atingida com pedras nas imediações do Estádio do Dragão, depois de uma derrota pesada frente ao Club Brugge para a Liga dos Campeões.