22 de Fevereiro 2024 06:02
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto vai unir federações para debater segurança em Portugal

Carro com a família de Sérgio Conceição foi atingido por pedras. Foto: PORTO CANAL

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) anunciou esta terça-feira que irá promover “por estes dias” uma reunião conjunta com as federações de Futebol, Patinagem, Voleibol, Andebol e Basquetebol, e a Liga Portugal. A iniciativa de promover uma discussão sobre o tema veio a partir de um pedido de reunião feito pela Liga Portugal, que comemorou a concretização do encontro.

“Foi com satisfação que tomámos nota da posição da APCVD, no sentido de que a discussão suscitada pela Liga Portugal sobre fenómenos de violência associada ao Desporto deveria ser mais abrangente e envolver federações de modalidades com jogos considerados de risco elevado. Dessa forma, e a pedido da APCVD, a reunião agendada para esta sexta-feira, dia 23 de setembro, foi adiada para data a agendar”, escreveu a Liga de Portugal em comunicado à imprensa.

A APCVD vai, dessa forma, atendendo ao facto da regulamentação de segurança dos recintos desportivos enquadrar o futebol profissional, o futebol não profissional e as modalidades de pavilhão, reunir conjuntamente as federações de Futebol, Patinagem, Voleibol, Andebol e Basquetebol, além da Liga Portugal.

O organismo governamental reforçou que, no evento, pretende-se, entre outros objetivos, acomodar as medidas necessárias ao cumprimento das recomendações da Nota Informativa 1/2022 – APCVD, sobre “Equilíbrio e compatibilização das componentes ‘Segurança’, ‘Proteção’ e ‘Serviços’ em espetáculos desportivos”.

A Liga de Portugal comemorou o seguimento da iniciativa, a destacar que “não desistiremos da defesa firme dos valores essenciais do Desporto, pugnando por banir todo e qualquer ato de racismo, xenofobia e intolerância nos espetáculos desportivos”.

Recorde-se nos últimos dias ganhou destaque no futebol português o apedrejamento ao carro da família de Sérgio Conceição, treinador do  FC Porto. A viatura da mulher e filhos do técnico foi atingida com pedras nas imediações do Estádio do Dragão, depois de uma derrota pesada frente ao Club Brugge para a Liga dos Campeões.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.